Balanço da semana: Resultado bom diante das circunstâncias


Salve nação celeste! Infelizmente o Cruzeiro não conseguiu voltar do Maracanã com uma vitória sobre o Fluminense. Thiago Ribeiro perdeu gols que não se pode perder, Thiago Heleno entregou a rapadura na defesa, mas Fábio foi fundamental para que não saíssemos de campo com uma derrota.

Embora a reação celeste necessite do maior número de vitórias possíveis, o resultado da partida deste domingo não pode ser entendido como de todo ruim, principalmente se analisarmos a última semana do Brasileirão. 

Antes da partida contra o Santo André, o Cruzeiro estava na 17ª colocação. Após a vitória contra a equipe paulista e o empate contra o Fluminense (duas partidas fora de casa) o Cruzeiro ganhou uma posição e saiu da zona de rebaixamento. A meta celeste, no entanto, é conseguir no mínimo uma vaga na Libertadores neste campeonato. E, neste sentido, as duas rodadas desta semana até que foram boas.

O Cruzeiro começou a semana passada com 10 pontos, 11 atrás do Vitória, que era o 4º colocado e dono da última vaga para Libertadores. Após as duas rodadas, o Cruzeiro chegou a 14 pontos, 10 a menos que o Internacional, atual 4º colocado. Um ponto tirado após duas rodadas atuando fora de casa não é de todo mal não é mesmo? Principalmente se lembrarmos que o Cruzeiro tem um jogo a menos que todos os concorrentes com exceção do Botafogo.

Até mesmo na briga pelo título a semana foi boa para o Cruzeiro. A distância para o Atlético-MG, líder antes do Cruzeiro contra o Santo André, era de 15 pontos. Após as duas rodadas, caiu para 14.

Os resultados das duas últimas rodadas, no entanto, só se confirmaram como bons se o Cruzeiro derrotar o Sport na quarta-feira, pois a pouca desvantagem revertida nesta semana poderá se perder em caso de outro resultado. A distância para o líder, por exemplo, dificilmente diminuíra na próxima rodada, já que o Palmeiras, que tem os mesmos pontos que o Atlético-MG, recebe o Fluminense em casa. Para a Libertadores, basta um tropeço de Inter ou Vitória para uma vitória do Cruzeiro diminuir ao menos um ponto de distância. Quanto a subida imediata de posições, o Cruzeiro poderá terminar a próxima rodada até na 12ª colocação. Por outro lado, um tropeço contra a equipe pernambucana pode permitir que os líderes se distanciem mais ainda e que o Cruzeiro caia para a 18ª posição. A saída é uma só. Ir para cima e bater o Leão pernambucano de qualquer jeito.