Até breve, Gabriel Xavier!


O Cruzeiro anunciou, na segunda feira (15), o empréstimo do jovem Gabriel Xavier para o Sport Recife. O meia fica no time pernambucano até o final do Campeonato Brasileiro e, pela felicidade de muitos Cruzeirenses, sem os direitos econômicos fixados. Além de receber um valor pelo empréstimo, o Sport também arcará com o salário integral do atleta.

Ainda na segunda feira, o diretor de futebol da Raposa, Thiago Scuro, concedeu uma entrevista explicando alguns detalhes e o real motivo do empréstimo, uma vez que Gabriel Xavier era o “queridinho” da China Azul. Além de revelar o desejo do atleta em atuar pelo Sport, Scuro disse estar tranquilo com a saída do atleta, afinal, contratações foram feitas e a ideia também era reduzir o número de atletas no elenco.

“Em dezembro, ele pediu para ser emprestado, mas o Cruzeiro não aceitou. Agora, o atleta procurou o Deivid e me procurou, dizendo que o Sport o tinha procurado. Entendendo que o atleta não estaria satisfeito aqui, acordamos que ele deveria ser emprestado ao Sport por um ano. O Sport paga pelo empréstimo de um ano, sem opção de compra, e paga 100% do salário. Será uma decisão do Cruzeiro se ele retornará ou não. A partir do momento que foi um segundo pedido para ser emprestado, entendemos que não fazia sentido lutar contra o desejo do atleta. Temos outros jogadores para essa função. O torcedor pode ficar tranquilo que, tecnicamente, o elenco do Cruzeiro não sofre com a saída do Gabriel.”

Após uma temporada de pouco sucesso na Toca, o jogador embarca para Pernambuco em busca de mais espaço e de tempo de jogo, enchendo a torcida de expectativas com seu futuro retorno, como aconteceu com o atacante Elber. Curiosamente, Elber também esteve emprestado ao Sport por um ano, exercendo um papel importantíssimo na equipe, tanto que, durante a temporada passada, o jogador despertou o interesse de equipes como o Fluminense e do próprio Sport, que tentara mantê-lo no clube, mas sem sucesso. Ainda é muito cedo para cravarmos que Elber tenha voltado lapidado e pronto para assumir a titularidade e que o mesmo ocorrerá com Xavier. Por enquanto, as lembranças do bom futebol de Elber se refletem nas futuras esperanças com Gabriel.

Segundo a opinião deste que vos fala, o empréstimo de Gabriel Xavier foi mais do que bem visto. Claramente, o Sport é um clube onde o jogador terá muitas oportunidades, além de disputar a Serie A, a Copa Nordeste e, quem sabe, a Sul Americana. A ideia de conceder jogadores jovens e promissores por empréstimo é que estes ganhem rodagem, experiências e se valorizem, podendo voltar e assumir um papel importante no time ou gerar um bom retorno financeiro para o clube. Neste caso, espero que o jogador se destaque e volte com um futebol bom e regular, podendo assumir a condição de titular do time.

Por fim, o próprio jogador divulgou em suas redes sociais uma mensagem de agradecimento à torcida pelo apoio incondicional recebido do início ao fim. Enquanto esteve no Cruzeiro, Gabriel Xavier disputou 27 partidas, marcando um gol, justamente na vitória sobre o maior rival em pleno Independência, além de ter convertido a penalidade final na Libertadores, classificando o Cruzeiro para a fase seguinte.