Aplausos ao Marcelo Oliveira! (Cruzeiro 2 x 1 Palmeiras – Campeonato Brasileiro 17ª rodada)


Salve guerreiros! Vitória importantíssima e em boa hora a deste domingo sobre o Palmeiras de Marcelo Oliveira. Vaias ao Egídio, muito justas, sua saída nebulosa do clube em dezembro para o leste europeu para dois meses depois desembarcar no time dirigido por Alexandre Mattos não foi bem digerida pela torcida celeste. Já Marcelo Oliveira, esse merece nosso aplauso, pois sua “síndrome de ex time” nos fez valer três importantes pontos. Ao que parece, sua necessidade de mostrar serviço gera uma ansiedade influenciadora em seus comandados. Foi assim nos dois anos em que saiu derrotado na maioria esmagadora dos clássicos que disputou aqui. Mas isso é apenas especulação da minha parte.

O Jogo

Dois tempos absolutamente distintos nesta tarde de domingo. Domínio celeste absoluto na primeira etapa. Chances criadas majoritariamente do lado azul do ataque. O Cruzeiro parece estar se acertando com a utilização dos três volantes, nesse caso tendo Fabrício na função e Mena na esquerda. Léo improvisado na lateral direita não nos deixa sentir falta alguma do Mayke e traz muita segurança à defesa.

O gol surgiu em jogada de Vinicius Araújo, que segundo comentaristas teria roubado a bola de forma faltosa, mas o juiz não entendeu assim e o atacante que nada tem com isso cruzou na medida para Alisson marcar o primeiro gol da partida. Marinho teve a chance de ampliar em cobrança de penalidade bem assinalada pelo auxiliar, mas Prass teve muito sucesso em forçar a batida em seu canto direito e defender com tranquilidade.

A defesa do pênalti deu moral ao time de Marcelo que partiu pra cima no segundo tempo e dominou praticamente toda a etapa. Foram várias chances criadas com defesas milagrosas do Fábio. Ao Cruzeiro restava os contra-ataques, e foram muitos, mas desperdiçados, poderiam ter-nos dado uma vitória mais tranquila.

Marcelo Oliveira lança então o artilheiro do Palmeiras na temporada, Cristaldo, então com 12 gols, e em seu primeiro toque na bola finaliza com correção tirando a bola do Fábio empatando a partida.

O Cruzeiro dessa vez não se abateu e com paciência e toque de bola foi buscando a vitória, até que em jogada individual Alisson pela esquerda foi o garçom e serviu o recém lançado na partida, o uruguaio De Arrascaeta que empurrou levemente a bola tirando do goleiro Fernando Prass marcando o gol da vitória celeste.

O “Guerreiro de Ouro” pertence a Alisson, determinante na vitória deste domingo. Fez um e deu passe para o outro. Menção honrosa para Fábio que fez importantes defesas. “Guerreiro de lata” pertence a Marinho, que errou quase tudo e ainda perdeu a penalidade cobrando muito mal, nas mãos de Prass. Deu lugar a Marquinhos, que continua esforçado, mas a técnica não ajuda.

FICHA TÉCNICA
CRUZEIRO 2 X 1 PALMEIRAS

Local: Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Data e horário: 9 de agosto de 2015, domingo, às 16h
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (Fifa-GO)
Assistentes: Fabricio Vilarinho da Silva e Bruno Raphael Pires (ambos de GO)
Público/Renda: 20.839 presentes/ R$ 781.710.00

Cartões amarelos: Fabrício, Manoel, Vinicius Araújo e Willian (CRU); Egídio, Lucas e Victor Ramos (PAL)

GOLS: Alisson, 4’/1ºT (1-0); Cristaldo, 29’/2ºT (1-1); De Arrascaeta, 37’/2ºT (2-1)

CRUZEIRO: Fábio; Léo, Manoel, Paulo André e Mena; Willians, Henrique e Fabrício; Marinho (Marquinhos, 10’/2ºT), Alisson e Vinicius Araújo (De Arrascaeta, 19’/2ºT). Técnico: Vanderlei Luxemburgo

PALMEIRAS: Fernando Prass, Lucas, Victor Ramos, Leandro Almeida e Egídio; Amaral (Cleiton Xavier – Intervalo) e Arouca; Rafael Marques, Robinho (Cristaldo, 28’/2ºT) e Dudu; Leandro Pereira (Alecsandro – Intervalo). Técnico: Marcelo Oliveira

 

Agora é pegar o Joinville na quinta e aproveitar a fragilidade do adversário pra somar mais três pontos. Uma série de algumas vitórias seriam muito benvindas nessa altura do campeonato. Até lá China Azul.

Guerreiro dos Gramados. Nossa Torcida! Nossa Força!

Por: Álvaro Junior