Análise tática da lateral-esquerda celeste


Com a grave lesão de Fernandinho, a diretoria do Cruzeiro terá que contratar um jogador urgente…mas enquanto isto não acontece, vamos ver como estão as nossas opções para o setor na Libertadores.

Esta é a minha ordem de preferência de quem deve assumir a lateral-esquerda IMEDIATAMENTE, não como torcedor, mas ANALISANDO TATICAMENTE E FISICAMENTE os jogadores do elenco do Cruzeiro inscritos para a Libertadores – a competição que realmente interessa pra nós. Caso queiram ver a lista completa dos inscrtos, acessem o aqui a ficha de inscritos no site da Conmebol.

PRIMEIRA OPÇÃO: Marquinhos Paraná. Antes de me xingarem, leiam o parágrafo abaixo, sobre o Sorín. Eu sei que o Marquinhos Paraná joga melhor no meio de campo, que na esquerda ele não usa a canhota, jogando torto, etc, etc, etc…mas nosso camisa 7 é, de longe, o que está melhor fisicamente e o melhor marcador das opções do setor – e estas duas características, pelo menos para os jogos contra times grandes, são essenciais.

SEGUNDA OPÇÃO: Juan Pablo Sorín. É o único da posição, é ídolo, a torcida quer vê-lo em campo, está mostrando vontade de jogar…mas fisicamente ele não aguenta 90 minutos. Numa Libertadores, é arriscado colocar um jogador sabendo que ele vai ter que ser substituído antes do final do jogo, isto mata qualquer opção de “mudança tática” ou “poupar jogadores” – ainda mais que o Cruzeiro tem uma terrível média de jogadores expulsos.

TERCEIRA OPÇÃO: Jonathan. Fisicamente está bom como o Marquinhos Paraná, marca menos do que ele, mas chega mais ao ataque. O problema do nosso camisa 2 é que a perna esquerda dele é igual a de nosso camisa 7, só serve para subir no ônibus…totalmente cega.

QUARTA OPÇÃO: Gérson Magrão. Vou ser curto e grosso – é um jogador que não marca, não passa bem, não sabe dominar a bola e, de todos, é o que vai mais sentir a tal da improvisação…já tivemos que aguentar o PC Gusmão escalando o Wagner de ala esquerda…já chega né?

Agora faço dois apelos: PRIMEIRO, À DIRETORIA…mesmo inscrevendo o Diego Renan na vaga do Fernandinho, temos que contratar um lateral-esquerdo URGENTEMENTE, mesmo com as poucas opções do mercado. E À TORCIDA…não adianta nada reclamar da saída do Jadílson, porque ele também se machucava fácil demais. O momento é de apoio a quem jogar por ali e torcer para que o ataque continue sendo o diferencial do time.

Abraços a todos. Avante Cruzeiro!!!