Análise das equipes do Brasileirão 2009 – Parte 5 (Os principais candidatos ao título)


Salve nação celeste! Chegamos a análise dos times cinco estrelas seguindo o cronograma que apresentamos na primeira análise.

Falaremos aqui dos 4 principais candidatos ao título e a ocupar as vagas para a Libertadores do Brasileirão 2009.  Estas equipes foram escolhidas graças a seus resultados no primeiro semestre, ao elenco que possuem e a expectativa que tem gerado na imprensa antes das suas partidas. E é com muito prazer que vemos o Cruzeiro entre estas equipes.

Torcedores de outros times podem pensar que o Cruzeiro estar aqui é bairrismo de um site cruzeirense. A resposta de quem entende de futebol é que não é essa a razão. Se a análise fosse feita com o coração, com certeza o Atlético-MG estaria na lista dos principais candidatos ao rebaixamento, mas existem times mais ameaçados. Mas chega de papo furado e vamos aos principais candidatos do Brasileirão 2009.

Cruzeiro: Campanha no Brasileirão 2008: 3º lugar.

               Campanha no Estadual 2009: Bicampeão Mineiro.

               Libertadores 2009: Venceu a primeira partida das oitavas-de-final por 2 a 1 contra o Universidad do Chile fora de casa, após garantir a liderança do grupo 5 da primeira fase.

               Melhor colocação no Brasileirão: Campeão em 2003.

Análise: Ao ser eliminado da Copa Libertadores no ano passado pelo Boca Juniors em pleno Mineirão a equipe do Cruzeiro saia de campo aplaudida. Algo não muito comum de ser feito pela torcida cruzeirense após uma eliminação, mas parecia que a torcida reconhecia que aqueles jogadores formavam um belo time, embora ainda em formação.

              As palavras do técnico do Boca após a partida de que aquele time daria muito trabalho quando amadurecesse mostravam que especialistas da bola também viam potencial naquela jovem equipe. De fato, o time provou que era forte com uma bela campanha no Brasileirão, principalmente jogando em casa, e brigando pelo título durante quase todo campeonato.

              Em 2009 poucas alterações ocorreram no elenco, o que por si só já é um fator positivo. Os reforços que chegaram vieram para suprir as principais deficiências da equipe (em especial a zaga) e o ataque (órfão com a saída de Marcelo Moreno e Guilherme). E não é que o time que já era bom foi ficando ainda melhor.

              A campanha na atual temporada é convincente. Apenas uma derrota em uma partida que o time sofreu com atraso de ônibus antes de chegar ao estádio e o técnico errou a mão na escalação. De resto, a conquista do campeonato estadual de forma invicta mesmo usando o time reserva na maior parte das partidas, o que mostra que o Cruzeiro tem elenco. Na Libertadores, a vitória sobre o Universidad do Chile rendeu elogios grandiosos da imprensa chilena. Além disso, o elenco conta com jogadores como Fábio, Ramires e Kléber que são os principais destaques individuais de um plantel que é reconhecido pelo conjunto. É ou não é para se pensar em título?

Internacional: Campanha no Brasileirão 2008: 6º lugar.

                      Campanha no Estadual 2009: Bicampeão Gaúcho.

                      Copa do Brasil 2009: Disputa as quartas-de-final contra o Flamengo (RJ) após eliminar União (MT), Guarani (SP) e Náutico (PE).

                      Melhor colocação no Brasileirão: 1975, 1976 e 1979.

Análise: O futebol mais bonito do Brasil e o ataque mais poderoso. Estes são os principais adjetivos que os comentaristas usam para definir a equipe do Internacional. De fato, uma equipe que conta com Taison, D’Alessandro, Nilmar e Alecsandro na linha de frente deve inspirar temor nos adversários. Principalmente se esta equipe vence a final do seu estadual por 8 a 1 (mesmo sendo contra o Caxias) e vence o Náutico nos Aflitos por 3 a 0.

              A única derrota da equipe foi na estreia da Copa do Brasil contra o União Rondonópolis por 1 a 0. A classificação para a segunda fase, aliás, foi suada, com 2 gols apenas no segundo tempo. A partir daí, no entanto, a equipe colorada embalou e passou por cima de quem veio pela frente. O rival Grêmio, por exemplo, sucumbiu três vezes na temporada e o time fez atuações que encantaram todos que puderam ver o time em ação.

             O Inter vive em 2009 o ano do seu centenário e isto justifica a preocupação da diretoria em montar um time de qualidade. O objetivo era estar na Libertadores, mas o time demorou a se encontrar na temporada passada e teve que se contentar com o título da Sul-Americana, competição que o Inter disputará no próximo semestre. Todavia, nem mesmo isso mudará o foco da equipe colorada que buscará vencer o Brasileirão após 30 longos anos. Com o time atual, embora não tenha tantas opções para a defesa, o Inter é sério candidato a conseguir levar a taça.

Palmeiras: Campanha no Brasileirão 2008: 4º lugar.

                 Campanha no Estadual 2009: 3º lugar no Campeonato Paulista.

                 Libertadores 2009: Venceu a primeira partiva das oitavas-de-final em casa contra o Sport  por 1 a 0 após se classificar em segundo lugar no grupo 1, atrás da própria equipe pernambucana.

                 Melhor colocação Brasileirão: Campeão em 1972, 1973, 1993 e 1994.

Análise: O primeiro semestre do Palmeiras foi bem irregular. A equipe quase foi eliminada da Libertadores na primeira fase, mas se classificou após derrotar o Colo Colo do Chile em Santiago com um chutaço de Cleiton Xavier aos 42 do segundo tempo. No Paulistão, após se classificar em primeiro lugar na primeira fase, caiu para o Santos na semi-final e perdeu a chance de ser bicampeão estadual.

              Com um primeiro semestre assim o que credencia o Palmeiras ao título? A presença de boa parte das revelações do Brasileirão do ano passado como Keirrison, que veio do Coritiba, Marquinhos e Wilians (Vitória) e Cleiton Xavier (Figueirense), além da boa fase de Diego Souza e Pierre no meio-campo e a experiência de jogadores como Marcos, Edmílson e Mozart.

               Como se percebe nesta rápida olhada, a equipe do Palmeiras é repleta de destaques individuais. No entanto, isto ainda não se transformou em um time regular e, principalmente os jovens, não tem conseguido atuações regulares em todas as partidas, lembrando bem os problemas enfrentados pelo Cruzeiro e a juventude do seu elenco na temporada passada. Todavia, o amadurecimento da equipe tem aparecido, principalmente nas vitórias sobre Sport e Colo Colo fora de casa na Libertadores.

                O que qualifica o Palmeiras como candidato ao título é a qualidade individual dos seus atletas, mas enquanto equipe, está alguns degraus abaixo do Cruzeiro e do Inter, que tem qualidade e entrosamento, e do São Paulo, que tem bastante experiência e sabe lidar com a fórmula da competição. Todavia, de todas as equipes restantes do campeonato, o Palmeiras aparece como a que mais tem condições de superar esta distância e brigar com estes times pela ponta da tabela.

São Paulo: Campanha no Brasileirão 2008: Tricampeão seguido e Hexacampeão alternado.

                  Campanha no Estadual 2009: 4º lugar.

                  Libertadores 2009: Classificado para as quartas-de-final pelo impedimento a equipe do Chivas (MEX) de disputar a primeira partida das oitavas-de-final em casa devido a gripe suína, após garantir o primeiro lugar do Grupo 4 da primeira fase.

                  Melhor classificação no Brasileirão: Campeão em 1977, 1986, 1991, 2006, 2007 e 2008.

Análise: Tudo bem, o primeiro semestre do São Paulo não foi dos melhores. O time demonstrou dificuldades em manter os resultados da temporada passada e sofreu para vencer boa parte das partidas que saiu de campo com a vitória na Libertadores. De quebra, a grande referência da equipe, Rogério Ceni, encontra-se lesionado e não deve voltar a campo em menos de 4 meses.

              Estes fatores seriam suficientes para tirar o São Paulo da disputa pelo título se não estivéssemos falando do atual tricampeão seguido da competição, mesmo não tendo feito boas campanhas no primeiro semestre. O fato é que quando o Brasileirão começa, o São Paulo mostra que deve ser levado em conta e respeitado pelos adversários.

              Além do mais, um elenco com jogadores como Miranda, André Dias, Hernanes, Jorge Wágner, Dagoberto e Borges, mencionando apenas alguns dos remanescentes do título da temporada passada, é evidentemente acima da média do futebol nacional. A equipe teve praticamente outra pré-temporada após a eliminação no Paulista e não é possível ainda saber se os problemas que a equipe vinha apresentando, como criar jogadas ofensivas, foram corrigidos. E mesmo que não tenham sido, é bem provável que o São Paulo os corrija ao longo do campeonato, como fez nos últimos três títulos nacionais. Por essas e por outras que é impossível falar dos favoritos do Brasileirão 2009 e não incluir o São Paulo entre eles.