Análise do Brasileirão 2013 – Parte 2 – Os favoritos à Zona Morta


O Guia do GDG do Brasileirão chega a sua segunda parte e chegou a hora de apresentarmos as equipes com planos modestos, mas que parecem um pouco mais prontas para fugir do rebaixamento.

Com cara de que não brigarão pelos primeiros postos na competição, os campeões estaduais Criciúma, Goiás e Vitória se juntam ao Atlético-PR, vice-campeão no Paraná, como times que iniciarão o campeonato com a expectativa de ficar longe do Z-4, mas que não tem o direito de cochilar.

Os investimentos modestos, no entanto, seguem sendo a tônica, assim como os dos clubes apresentados na sessão anterior, e todo cuidado é pouco para que a expectativa de campanha tranquila não vire um constante flerte com a zona de rebaixamento.

Atlético-PR

Posição no Brasileirão 2012: 3º na Série B

Posição no Estadual 2013: Vice-campeão. Derrotado pelo Coritiba na final.

Competição Paralela: Eliminou o Brasil de Pelotas e o América-RN. Disputa a 3ª fase contra o Naviraiense.

Melhor campanha em Campeonatos Brasileiros: Campeão em 2001.

Análise: De volta à elite do futebol brasileiro, o Furacão fez uma preparação diferenciada para a disputa do Campeonato Brasileiro, reservando praticamente todo o primeiro semestre para a pré-temporada.

Com exceção dos jogos da Copa do Brasil, a equipe curitibana jogou todas as partidas oficiais com um time sub-23, enquanto o elenco principal excursionava para o exterior. E por muito pouco o título estadual não veio mesmo assim.

A capacidade do time principal rubro-negro de fazer frente aos principais do país, no entanto, é uma incógnita. No entanto, jogadores importantes como Manoel, Deivid, Paulo Baier e Elias seguem no clube e a base credencia o Atlético-PR a pensar em algo mais do que somente fugir do Z-4.

Criciúma

Posição no Brasileirão 2012: 2º na Série B

Posição no Estadual 2013: Campeão

Competição Paralela: Eliminou Noroeste e São Bernardo. Enfrenta Vitória ou Salgueiro na 3ª fase.

Melhor campanha em Campeonatos Brasileiros: 9º lugar em 1986

Análise: O Criciúma demorou a engrenar no Campeonato Catarinense, mas na reta final foi o melhor time da competição e comemorou o seu 10º título estadual.

Contando com jogadores com passagem pelos principais clubes do país como Thiago Heleno, Daniel Carvalho e Marcel, o Tigre tem ainda a presença de jogadores emprestados pelo Cruzeiro, casos de Amaral, Fabinho e Gílson (Diego Renan, lesionado, retornou à Toca da Raposa II) para a disputa da Série A nesta temporada.

Sob o comando do técnico Vadão, especialista em manter equipes menores nas divisões principais, o Criciúma parece pronto para surpreender os adversários, especialmente no Heriberto Hülse, mas dificilmente não enfrentará ondas de irregularidade com um elenco limitado ao longo do campeonato.

Goiás

Posição no Brasileirão 2012: Campeão da Série B

Posição no Estadual 2013: Campeão

Competição Paralela: Eliminou Oratório e Santo André. Enfrenta o ABC na 3ª fase

Melhor campanha em Campeonatos Brasileiros: 3º lugar em 2005.

Análise: A conquista do bicampeonato estadual mostra que a hegemonia em Goiás segue nas mãos do time alviverde, mas o esmeraldino perdeu força em relação à última temporada.

Após passear na Série B, o Goiás perdeu boa parte dos seus jogadores, casos de Egídio e Ricardo Goulart que foram para o Cruzeiro, por exemplo, e a reposição não é tão confiável (Eron e Renan Oliveira), mas mesmo assim o time segue com algumas das suas armas de 2012 em destaque.

O atacante Walter segue participativo no ataque e Harlei é a segurança na meta alviverde desde os anos 90. Com a força do Serra Dourada, o Goiás certamente será um adversário complicado, mesmo enfraquecido comparado ao belo time de 2012.

Vitória

Posição no Brasileirão 2012: 4º na Série B

Posição no Estadual 2012: Campeão

Competição Paralela: Eliminou o Mixto na 1ª fase. Disputa a segunda contra o Salgueiro e a primeira partida foi 0X0 na casa do adversário.

Melhor campanha em Campeonatos Brasileiros: Vice em 1993.

Análise: Desde os anos 90 o Vitória assumiu a hegemonia do futebol baiano, mas em 2012 o cenário parecia ter se invertido com o Bahia na Série A e o Leão na Série B.

o acesso do time rubro-negro à Série A e os resultados dos clássicos estaduais em 2013, no entanto, mostraram que o Vitória continua sendo o rei de Salvador. E com bons investimentos, tende a fazer uma campanha muito mais segura do que a de seu rival.

Dinei, Maxi Biancucchi, Escudero, Renato Cajá, Deola e Victor Ramos são os nomes mais conhecidos, mas o Vitória sempre revela bons jogadores. A expectativa, diante deste quadro, é de que o Leão retornou para ficar.