Análise das oitavas-de-final da Libertadores 2010: Jogo a Jogo


Salve nação celeste! Definidas as oitavas-de-final da Libertadores é hora de fazer a análise dos confrontos da competição. Uma rápida olhada sobre cada um dos confrontos, apontando o momento das equipes e dando o tradicional pitaco sobre quem avança.

Os principais favoritos do início da competição avançaram e agora a Libertadores começa a pegar fogo. Qualquer descuido, mesmo diante dos adversários aparentemente mais fracos, pode ser fatal. Nenhuma equipe chegou a esta fase por acaso.

Jogo 1: Corinthians (BRA) X Flamengo (BRA)

Corinthians: Campanha no Estadual: 5º Colocado no Campeonato Paulista
                   Campanha na Libertadores: 5 V, 1 E, 0 D, 9 GP, 3 GC, 6 S. 1º do Grupo 1.

Flamengo: Campanha no Estadual: Eliminado pelo Botafogo na semi-final da Taça Guanabara e na final da Taça Rio.
                Campanha na Libertadores: 3 V, 1 E, 2 D, 11 GP, 9 GC, 2 S. 2º do Grupo 8.

Análise: A imprensa já começou a noticiar o confronto Adriano X Ronaldo, mas esta disputa é muito mais que isto. Após perderem os seus respectivos estaduais, Flamengo e Corinthians reagiram de forma bastante diferente.

Enquanto o Corinthians soube manter o foco na Libertadores, o Flamengo mergulhou em uma séria crise e, por pouco, não foi eliminado ainda na primeira fase. Pode-se pensar, no entanto, que há tempo de sobra para reverter esta crise, mas o barril de pólvora que é a Gávea explodiu e há, na verdade, pouco tempo para apagar o incêndio.

Em campo não há grandes diferenças entre as equipes, mas o ambiente no Corinthians atualmente é bem melhor. Somando a vantagem de decidir em casa, o COrinthians larga na frente e é o favorito para vaga. A expectativa, porém, é de dois partidaços no confronto mais interessante da fase.

Jogo 2: Universidad do Chile (CHI) X Alianza Lima (PER)

Universidad do Chile: Campanha no Nacional 2010: Líder do Apertura.
                                  Campanha na Libertadores: 3V, 3E, 0D, 10 GP, 6 GC, 4 S. 1º do Grupo 8.

Alianza Lima: Campanha no Nacional 2010: 4º Lugar no Descentralizado.
                    Campanha na Libertadores: 4 V, 0 E, 2 D, 12 GP, 7 GC, 5 S. 2º do Grupo 3.

Análise: Corinthianos sorriram de orelha a orelha ao verem que o adversário em uma provável quartas-de-final saíra deste confronto, a princípio o mais fraco desta fase. Todavia, o Flamengo e o Estudiantes já provaram do veneno destas duas equipes e sabem que as duas merecem respeito.

Há muito tempo equipes chilenas e, principalmente, as peruanas não são consideradas uma ameaça na Libertadores, mas o vencedor deste confronto chegará com boas credencias até as quartas-de-final. A “La U” tem a vantagem de decidir em casa, mas o Alianza, embora tenha sido segundo em seu grupo, fez uma campanha até melhor que os chilenos perdendo a primeira posição do grupo já nos acréscimos para o Estudiantes em La Plata. Confronto equilibrado, mas o Alianza tem um leve favoritismo pelo futebol da primeira fase.

Jogo 3: Vélez Sarsfield (ARG) X Chivas (MEX)

Vélez Sarsfield: Campanha no Nacional 2010: 11º colocado no Clausura.
                        Campanha na Libertadores: 4 V, 1 E, 1 D, 10 GP, 5 GC, 5 S. 1º do Grupo 7.

Chivas: Campanha no Nacional 2010: 2º colocado no Clausura.
            Campanha na Libertadores: Classificado automaticamente para as oitavas-de-final em virtude do afastamento da equipe da competição no ano passado por causa do vírus H1N1.

Análise: Incógnita. Esta seria a primeira impressão para a equipe que enfrentasse o Chivas pelas oitavas-de-final da Libertadores. Se, por um lado, pode ser intereressante enfrentar um adversário que ainda não está envolvido na competição, por outro, existe um desconhecimento sobre o potencial do rival.
        

O Vélez terá que se precaver para não ser surpreendido por uma equipe que é acostumada a fazer boas campanhas em Libertadores, mas que constantemente se perde na competição por priorizar o campeonato nacional. Com força máxima, os mexicanos tem potencial para complicar, mas o Vélez, sempre interessado na competição, é favorito até a bola rolar.         

Jogo 4: Libertad (PAR) X Once Caldas (COL)

Libertad: Campanha no Nacional 2010: 5º colocado no Apertura.
              Campanha na Libertadores: 3 V, 3E, 0 D, 10 GP, 3 GC, 7 S. 1º do Grupo 4.

Once Caldas: Campanha no Nacional 2010: 7º colocado no Apertura.
                    Campanha na Libertadores: 3 V, 2E, 1 D, 8 GP, 5 GC, 3 S. 2º do Grupo 2.

Análise: Confronto entre a principal força do emergente futebol paraguaio contra o colombiano que não sabe o que é perder em casa, Libertad e Once Caldas fazem um confronto sem um favorito destacado.

 
A equipe paraguaia tem como missão resistir ao caldeirão de Manizales na primeira partida e conta com uma defesa que sofre poucos gols para esta tarefa. Aos colombianos, cabe fazer o resultado na primeira partida, pois fora de casa a equipe não assusta tanto os adversários. Para não ficar em cima do muro, o Libertad passa.

Jogo 5: Estudiantes (ARG) X San Luís (MEX)

Estudiantes: Campanha no Nacional 2010: 2º colocado no Clausura.  
                   Campanha na Libertadores: 4 V, 1 E, 1 D, 11 GP, 5 GC, 6S. 1º do Grupo 3.

San Luís: Campanha no Nacional 2010: 18º no Clausura.
               Campanha na Libertadores: Classificado automaticamente para as oitavas-de-final em virtude do afastamento da equipe da competição no ano passado por causa do vírus H1N1.

Análise: Vida fácil para o Estudiantes. Envolvido em uma série crise financeira, o San Luís passa por um momento bem pior do que o ano passado quando conseguiu se classificar para as oitavas-de-final da Libertadores.

Os mexicanos atualmente são lanternas no campeonato nacional e tem a preocupação de fugir do rebaixamento, o que agravaria os problemas do clube. Não seria surpresa alguma caso o San Luís, inclusive, poupasse jogadores nestas duas partidas.

O Estudiantes, por outro lado, manteve a base campeã da América no ano passado e assegurou a liderança da sua chave na primeira fase. Verón segue inspirado e o time tem muito mais motivação para brigar por uma vaga nas quartas-de-final. Passam os argentinos.

Jogo 6: Internacional (BRA) X Banfield (ARG)

Internacional: Campanha no Estadual 2010: Finalista do Campeonato Gaúcho.
                     Campanha na Libertadores: 3 V, 3 E, 0 D, 8 GP, 2 GC, 6 S. 1º do Grupo 5.
 
Banfield: Campanha no Nacional 2010: 5º Colocado no Clausura
              Campanha na Libertadores: 3 V, 2 E, 1 D, 13 GP, 8 GC, 5 S. 2º do Grupo 6.

Análise: A equipe do Internacional demorou a se encontrar na temporada e o técnico Jorge Fossati chegou a entrar em atrito com a torcida e a balançar no cargo. As últimas atuações dos colorados, no entanto, acalmaram os ânimos e os torcedores do Inter passam a esperar que a experiência do ex-comandante da LDU em competições sul-americanas ajude a fazer diferença no mata-mata da Libertadores.

O adversário, no entanto, é uma equipe complicada. Atual campeão argentino, o Banfield perdeu alguns jogadores como Santiago “El Tanque”, artilheiro do Apertura 2009, e se enfraqueceu. Com remotas chances de título no Clausura, os hermanos devem investir tudo na Libertadores e contam com o melhor ataque da fase de grupos para complicar a vida dos gaúchos. Com mais opções no elenco, entretanto, o Internacional é favorito. A disputa do título gaúcho com o Grêmio, todavia,  pode atrapalhar.

Jogo 7: São Paulo (BRA) X Universitário (PER)

São Paulo: Campanha no Estadual 2010: 4º colocado no Campeonato Paulista. 
                 Campanha na Libertadores: 4 V, 1 E, 1 D, 9 GP, 2 GC, 7 S. 1º do Grupo 2.

Universitário: Campanha no Nacional 2010: 5º Colocado no Descentralizado.
                     Campanha na Libertadores: 2 V, 4 E, 0 D, 5 GP, 2 GC, 3 S. 2º do Grupo 4.

Análise: O São Paulo enfrentará o pior ataque entre os 14 classificados para as oitavas-de-final que passaram pela primeira fase. O ponto forte do Universitário é a defesa que, junto com a são-paulina, foi a melhor da fase de classificação sofrendo apenas dois gols.

A equipe peruana, portanto, apostará na força do seu sistema defensivo para tentar surpreender, mas dificilmente resistirá ao São Paulo em dois jogos. Para os paulistas, que não conseguiram fazer frente ao Santos no campeonato estadual, uma ótima chance para resgatar a confiança e avançar para as quartas-de-final.

Jogo 8: Nacional (URU) X Cruzeiro (BRA)

Nacional: Campanha no Nacional 2010: 5º lugar no Campeonato Uruguaio
              Campanha na Libertadores: 3 V, 3 E, 0 D, 9 GP, 4 GC, 5 S. 1º do Grupo 6.

Cruzeiro: Campanha no no Estadual 2010: 3º no Campeonato Mineiro.
              Campanha na Libertadores: 3 V, 2 E, 1 D, 12 GP, 6 GC, 6 S 2º do Grupo 7.

Análise: O Cruzeiro tem pela frente o único uruguaio sobrevivente da fase de grupos. Ainda invicto na competição, o Nacional conseguiu a liderança em um grupo complicado deixando o atual campeão argentino Banfield e o Morelia do México para trás.

Tal situação comprova que nem de longe o Nacional é a mesma frágil equipe goleada por 4 a 1 pelo Cruzeiro no Torneio Verão no ano passado. Desde então a equipe evoluiu e foi semi-finalista da Libertadores no último ano. O Cruzeiro é favorito e os próprios uruguaios confessam que não é bom encontrar o Cruzeiro logo agora, todavia favoritismo se comprova em campo e o Cruzeiro ainda está longe de convencer nesta temporada.