Análise das equipes do Campeonato Mineiro – Parte 2: Quem pode surpreender


Salve nação celeste! Véspera do fim de semana em que o Campeonato Mineiro terá o seu início e o Guia do Campeonato Mineiro do Guerreiro dos Gramados continua a todo o vapor.

Análise das equipes do Campeonato Mineiro - Parte 2: Quem pode surpreenderNesta sexta-feira serão apresentadas mais quatro equipes do interior que sonham ao menos com a conquista de uma vaga nas semi-finais do torneio, embora não sejam favoritas a tal status.

Boa, Tupi e Villa Nova tiveram boas participações nacionais no segundo semestre de 2011 e esperam manter o bom momento. Já o Guarani, após alguns anos sem grande destaque, parece ter acordado e foi uma das equipes do interior que mais investiu para a competição.

Sem favoritismo, as quatro equipes de hoje podem até beliscar uma vaga nas semi-finais, mas é bom se cuidar. Nenhuma está tão acima das demais e o Mineiro tem sido traiçoeiro com equipes do interior que entram como favoritas como os rebaixamentos do próprio Boa (2010) e Ipatinga (2011) mostraram nas últimas temporadas.

Boa Esporte

Campeonato Mineiro 2011: Campeão do Módulo II
Divisão Nacional: Série B
Competição paralela: Não tem
Destaque: Radamés
Análise: Em seu primeiro ano na nova cidade, o Boa Esporte surpreendeu. Campeão do Módulo II e 7º colocado no Campeonato Brasileiro da Série B, a equipe de Varginha seria o principal candidato do interior, caso tivesse mantido a sua base.
O Boa Esporte, porém, perdeu seus principais valores como o zagueiro Thiago Carvalho, o lateral Paulo César e o atacante Jheimy e teve que ser remontada colocando em dúvida a qualidade da equipe remontada.
O clube investiu em bons nomes como o volante Radamés, ex-Fluminense e conhecido por seu relacionamento com a modelo Viviane Araújo e é impossível saber se o time dará liga novamente, mas uma classificação às semi-finais não seria tão surpreendente assim.

Guarani

Campeonato Mineiro 2011: 8º lugar
Divisão Nacional: Não tem
Competição paralela: Não tem.
Destaque: Marinho
Análise: Nenhuma equipe do interior tem tantos jogadores com títulos do Campeonato Mineiro em seu elenco como o Guarani de Divinópolis.
O lateral-direito Luizinho, o volante Léo Medeiros e o atacante Marinho, campeões com o Ipatinga em 2005, são os pilares do elenco da equipe do centro-oeste do estado, mas é bom lembrar que 7 anos já se passaram desde então.
O Bugre tem cara de meio de tabela e dificilmente alcança às semi-finais. Se não se cuidar, o fantasma do Módulo II pode assombrar.

Tupi

Campeonato Mineiro 2011: 6º lugar
Divisão Nacional: Série C
Destaque: Jaílton
Análise: O Galo de Juiz de Fora foi responsável pelo único título nacional brasileiro em 2011. Campeão da Série D e com calendário garantido por toda a temporada em 2012, o Tupi manteve a base e também se reforçou para fazer bonito no Campeonato Mineiro.
Apesar da perda do técnico Ricardo Drubscky e do meia e principal destaque Luciano Ratinho, o Tupi aposta em nomes tradicionais na equipe juizforana como o atacante Ademílson e no retorno do volante Jaílton para brigar por uma vaga na fase final do torneio.

Villa Nova

Campeonato Mineiro 2011: 5º lugar
Divisão Nacional: Não tem
Destaque: Francismar
Análise: O Leão de Nova Lima fez um bom Campeonato Mineiro em 2011 e teve uma boa participação na Série D no segundo semestre quando foi eliminado pelo Itumbiara nas oitavas-de-final.
A principal meta do Villa é retornar a Série D em 2012 e para isso precisa ser uma das duas melhores equipes, fora Cruzeiro, Atlético, América, Boa e Tupi que já tem uma divisão nacional garantida.
A diretoria investiu para isso e trouxe bons nomes como o goleiro Elisson, o zagueiro Álvaro, o meia Francismar e o atacante Eliandro. As semi-finais, por enquanto, são um sonho distante, mas o Villa tem tradição e pode surpreender
.