Análise das equipes do Campeonato Mineiro – Parte 1: As zebras da competição


Salve nação celeste! O Campeonato Mineiro de 2012 começa neste sábado e aqui no Guerreiro dos Gramados já virou tradição. Antes da bola rolar, você sempre pode conferir um pequeno guia apresentando as equipes do campeonato.

Análise das equipes do Campeonato Mineiro - Parte 1: As zebras da competiçãoNeste ano o Guia do Campeonato Mineiro será dividido em três partes e será publicado diariamente até o próximo sábado. As equipes foram classificadas de acordo com a expectativa que existe sobre suas campanhas e no primeiro dia a análise é das equipes que já se daram por contente caso confirmem presença no Módulo I ano que vem.

Cabe lembrar, porém, que o estadual é sempre terra de surpresas e nada impede que alguém deste grupo, assim como o América de Teófilo Otoni no ano passado, surpreenda e faça um bom papel. No papel e no investimento, porém, estas equipes largam um pouco atrás das demais, apesar de terem força para surpreender, afinal o futebol do interior de Minas, como mostraram as campanhas nacionais de Boa, Ipatinga, Tupi e Villa Nova em 2011, está cada vez mais forte.

América-TO

Campeonato Mineiro 2010: 4º lugar
Divisão Nacional: Não tem
Competição paralela: Não disputa
Destaque: Fábio Noronha
Análise: O Dragão do Norte de Minas, dado como candidato ao rebaixamento em 2011, surpreendeu e terminou o Campeonato Mineiro em 4º Lugar. Por que não sonhar com um repeteco?
O presidente do clube, Nodje Walter, aposta que é possível e diz que conta com a manutenção da base para repetir o feito e novamente chegar às semi-finais do torneio, mas a realidade é bastante diferente.
O clube perdeu a maior parte dos seus destaques da última temporada, como o atacante Jonatas Obina, e na verdade poucos jogadores ja estavam no América no último ano. O destaque é o goleiro Fernando Noronha que tem a missão de comandar uma equipe que conta com 25 novos nomes e vê o sonho de repetir 2011 um pouco distante.

Caldense

Campeonato Mineiro 2010: 7º lugar
Divisão Nacional: Não tem
Competição paralela: Não tem.
Destaque: Fábio Neves
Análise: A Veterana tem tradição em fazer boas campanhas no Campeonato Mineiro e em 2012 conta com a preparação de 90 dias para a competição como principal trunfo para manter o desempenho costumeiro.
A equipe de Poços de Caldas teve boa participação em 2011 logo após retornar de uma passagem pelo Módulo II, mas dificilmente repetirá o 7º lugar da última temporada. Sem dinheiro para grandes reforços, a Caldense aposta no entrosamento e na força do estádio Ronaldo Junqueira para surpreender e fazer uma campanha de acordo com as suas tradições com a que valeu o título estadual em 2002, quando os grandes da capital ficaram de fora.

Democrata

Campeonato Mineiro 2010: 10º lugar
Divisão Nacional: Não tem
Destaque: Ádrian
Análise: Depois da péssima campanha em 2011, o Democrata aposta nos gringos para poder realizar uma boa campanha em 2012. Com destaque para o argentino Ádrian, a Pantera aposta ainda em dois uruguaios para conseguir mais do que o 10º lugar da última temporada.
A equipe de Governador Valadares aposta ainda em um treinador com vasta experiência internacional, mas pouco conhecido dos brasileiros. Márcio Máximo terá a missão de pelo menos manter o Democrata no Módulo I, embora a vitória sobre o América de Teófilo Otoni na pré-temporada já comece a fazer a Pantera sonhar com um pouco mais.

Uberaba

Campeonato Mineiro 2010: 9º lugar
Divisão Nacional: Não tem
Destaque: Clodaldo
Análise: Depois de boas participações nas últimas temporadas que renderam ao Zebu situações como as classificações para a Série D em 2009 e 2010, anos em que o acesso nacional escapou por pouco, O Uberaba não fez um bom Mineiro em 2011 e as perspectivas para 2012 também não são animadoras.
Investindo boa parte dos seus recursos na construção de um novo CT, o Uberaba chegou a ter que improvisar locais para treinar e não fez uma boa preparação. Sem jogadores de destaque, o nome mais conhecido é o ex-corinthiano Clodoaldo, o Zebu dificilmente brigará por mais do que a permanência no Módulo I.