Análise das equipes do Campeonato Mineiro 2017: Parte 3


Salve, nação celeste! É a hora de encerrarmos nosso guia do Campeonato Mineiro e chegou o momento de apresentarmos os principais candidatos na disputa pelas vagas para as semifinais e, consequentemente, para o título.

Participantes das duas principais divisões nacionais na última temporada, o quarteto desta sessão larga na frente, ainda que conviva com a pressão de não poder decepcionar.

América, Atlético-MG, Cruzeiro e Tupi são os alvos a serem batidos. Especialmente o trio de ferro da capital, uma vez que o Galo Carijó não passa por um bom momento após o rebaixamento para a Série C no ano passado.

América

Campeonato Mineiro 2016: Campeão.

Divisão Nacional: Série B.

Competições paralelas: Enfrenta o Atlético-AC na 1ª fase da Copa do Brasil e está no Grupo B da Primeira Liga ao lado de Ceará, Flamengo e Grêmio.

Destaque: Matheusinho.

Análise: Atual campeão estadual, o América não conseguiu se manter na Série A e sabe que terá que se superar para alcançar o bicampeonato.
A permanência de Enderson Moreira e a confiança no jovem Matheusinho são os principais trunfos do Coelho. Deve ser o suficiente para alcançar as semifinais e, a partir de então, lutar por mais uma conquista.

Atlético-MG

Campeonato Mineiro 2016: 2º lugar.

Divisão Nacional: Série A.

Competições paralelas: Está no Grupo 6 da Libertadores ao lado de Godoy Cruz (Argentina), Libertad (Paraguai) e Sport Boys (Bolívia) e no Grupo C da Primeira Liga ao lado de Chapecoense, Cruzeiro e Joinville.

Destaque: Robinho.

Análise: Após passar em branco na temporada passada e perder algumas de suas peças, como Júnior Urso, Leandro Donizete, Edcarlos e Dátolo, o Atlético-MG vive uma pequena reformulação, mas aposta na boa performance dos que permaneceram.
Dentre os destaques da equipe de Roger Machado, que terá também o reforço do volante Elias, as opções para o ataque com Fred, Pratto e Robinho são os pontos fortes para tentar se impor sobre os rivais.
Cruzeiro

Campeonato Mineiro 2016: 3º lugar.

Divisão Nacional: Série A.

Competições paralelas: Está no Grupo C da Primeira Liga ao lado de Atlético-MG, Chapecoense e Joinville. Aguarda a definição do sorteio da Sul-Americana para conhecer o seu adversário na 1ª fase.

Destaque: Thiago Neves.

Análise: Manutenção da base que fez um bom returno e reforços pontuais. Este é o caminho traçado pelo Cruzeiro para 2017.
A sequência do trabalho de Mano Menezes e a contratação de Thiago Neves são as grandes esperanças para que o time siga em evolução e fature o título estadual.
Tupi

Campeonato Mineiro 2016: 9º lugar.

Divisão Nacional: Série C.

Competição paralela:Não disputa.

Destaque: Flávio Caça-Rato.

Análise: Desde 2007 no Módulo I, o Tupi se tornou a principal força do interior do Estado ao alcançar a Série B. Mas o rebaixamento em 2016 mudou um pouco o cenário.
A manutenção da base que teve a experiência de disputar a segunda divisão nacional e a contratação de Flávio Caça-Rato são os pontos altos do treinador Éder Bastos em busca de manter o status do Tupi como força fora de Belo Horizonte. Mas em 2016 a expectativa também era essa e o Galo Carijó acabou fazendo fiasco.