Análise das equipes do Campeonato Mineiro 2017: Parte 2


Salve, nação celeste! Chegamos a apresentação do segundo grupo de equipes que disputarão o Campeonato Mineiro em 2017.

Mais frágeis que as principais forças do Estado, mas com a garantia de um calendário completo ao longo de toda temporada, as equipes deste grupo devem ao menos garantir a permanência na divisão principal, mas sonham também com uma vaga nas semifinais.

Caldense, Tombense, URT e Villa Nova se notabilizaram por campanhas no mínimo razoáveis nos últimos anos e podem dar trabalho na competição.

Caldense

Campeonato Mineiro 2016: 5º lugar.

Divisão Nacional: Série D.

Competição paralela: Enfrenta o Corinthians na 1ª fase da Copa do Brasil.

Destaque: Ewerton Maradona.

Análise: Tradicional força do interior de Minas Gerais, a Caldense se notabilizou por boas campanhas e espera que em 2017 não seja diferente.
Há seis anos terminando sempre entre os oito primeiros, a Veterana repatriou alguns dos valores do vice-campeonato de 2015 como o meia Ewerton Maradona e aposta na sequência do trabalho do técnico Thiago Oliveira para brigar pela classificação ao mata-mata.

Tombense

Campeonato Mineiro 2016: 8º lugar.

Divisão Nacional: Série C.

Competição paralela: Não disputa.

Destaque: Daniel Amorim.

Análise: Desde que fez sua estreia no Módulo I do Campeonato Mineiro, o Tombense se caracterizou por dar trabalho aos grandes e fazer campanhas seguras.
O oitavo lugar do ano passado foi a pior participação desde o acesso, mas o segundo semestre foi bom e por pouco o time não se classificou para o mata-mata decisivo da Série C. A manutenção de Daniel Amorim, vice-artilheiro da competição, e o acerto com o treinador Raul Cabral são os principais trunfos da equipe da Zona da Mata.
URT

Campeonato Mineiro 2016: 4º lugar.

Divisão Nacional: Série D.

Competição paralela: Enfrenta o Luverdense-MT na 1ª fase da Copa do Brasil.

Destaque: Juninho.

Análise: Campeã do interior em 2016, a URT mudou de patamar e com a garantia de que disputará a Série D no segundo semestre inicia o campeonato pensando em garantir ao menos uma campanha tranquila.
Os investimentos, porém, foram modestos e a equipe de Patos de Minas pode passar algum susto. A esperança, como em 2016, está no gol. Jackson Follmann apareceu para o futebol nacional com destaque na equipe e o goleiro Juninho, com passagens por Cruzeiro, América e Atlético-MG, é a liderança da equipe do treinador Rodrigo Santana nesta temporada.
Villa Nova
Campeonato Mineiro 2016: 6º lugar.

Divisão Nacional: Série D.

Competição paralela: Não disputa.

Destaque: Fernando Henrique.

Análise: Principal força da região metropolitana, excluídos os clubes da capital, o Villa Nova quer mais que o sexto lugar da última temporada.
Desde 2013 distante das semifinais, o Villa Nova investiu em nomes como o goleiro Fernando Henrique (ex-Fluminense), Gladstone (ex-Cruzeiro) e Tchô (ex-Atlético-MG) para se impor sobre os rivais e agradar o treinador Leston Júnior.