Análise das equipes do Campeonato Mineiro 2016: Parte 3


Salve, nação celeste! Chegou a hora do encerramento do Guia Guerreiro dos Gramados do Campeonato Mineiro 2016 e do momento de falar sobre os principais candidatos ao título estadual.

O trio de ferro da capital que polariza a maior parte dos títulos de Minas Gerais, além do Tupi, único representante de Minas Gerais na Série B do Brasileiro nesta temporada, são os favoritos para conquistar as vagas na semifinal e decidirem quem será o campeão.

América

Campeonato Mineiro 2015: 5º lugar.

Divisão Nacional: Série A.

Competição paralela: Participa do Grupo C da Primeira Liga com Atlético-MG, Flamengo e Figueirense. Enfrenta o RB Brasil (SP) na Copa do Brasil.

Destaque: Rafael Bastos

Análise: Bastante reformulado em relação ao time que conquistou o acesso à Série A no ano passado, o América perdeu jogadores importantes como Marcelo Toscano e Richarlison e inicia 2016 em construção.
A permanência de Givanildo Oliveira no comando técnico é acompanhada pela busca de reforços. Sinal que o Coelho ainda não está pronto, mas com jogadores experientes e mais investimento que os rivais do interior chegar à semifinal é uma obrigação do clube.

Atlético

Campeonato Mineiro 2015:Campeão.

Divisão Nacional: Série A.

Competição paralela: Participa do Grupo A da Primeira Liga com América-MG, Flamengo e Figueirense. Está no Grupo 5 da Libertadores ao lado de Colo Colo (CHI), Melgar (PER) e o vencedor de Independiente del Valle (EQU) e Guaraní (PAR)

Destaque:Lucas Pratto.

Análise: Com a manutenção da espinha dorsal vice-campeã brasileira em 2015, o Atlético-MG fez poucas investidas no mercado.
As perdas recentes no elenco como Jemerson e Giovanni Augusto abrem espaço para os reforços Erazo e Cazares. Com Diego Aguirre como novidade no comando, o alvinegro tem em Lucas Pratto sua principal esperança nas jogadas ofensivas.

Cruzeiro

Campeonato Mineiro 2015:3º lugar.

Divisão Nacional: Série A.

Competição paralela: Participa do Grupo A da Primeira Liga com Atlético-PR, Criciúma e Fluminense. Enfrenta o Campinense (PB) na Copa do Brasil.

Destaque:Willian

Análise: Também com poucas perdas no time titular em relação à temporada passada, o Cruzeiro foi ao mercado atrás de jovens apostas que chegam para disputar posição com os jogadores que formaram a base da equipe que fez boa participação no 2º turno do Brasileirão em 2015.
Deivid tem o desafio de implantar sua filosofia e mostrar que é merecedor da oportunidade que teve e, para isso, terá um elenco com bom número de alternativas lutando por um espaço.

Tupi

Campeonato Mineiro 2015: 9º lugar.

Divisão Nacional: Série B.

Competição paralela: Não participa.

Destaque: Gleisson

Análise: Guardando a grana para quando a Série B chegar, o Tupi não inicia o campeonato na condição de principal força do interior que a garantia de calendário no segundo semestre poderia lhe dar quando o elenco é levado em consideração.
Com a campanha ruim no estadual passado, o destaque do Galo Carijó entre os rivais, hoje, parece mais em função de ser o único representante de Minas Gerais na Série B do que por sua condição atual. Sob o comando de Júnior Lopes e com o experiente goleiro Gleisson, a equipe juiz-forana almeja a semifinal, mas tem que se cuidar para não decepcionar como no Mineiro de 2015.

Por: João Henrique Castro