Análise das equipes do Campeonato Mineiro 2014 – Parte 3: Os favoritos


Análise das equipes do Campeonato Mineiro 2014 - Parte 3: Os favoritos

Salve nação celeste! Chegamos ao capítulo final do nosso guia e é hora de apresentar os favoritos para a conquista das vagas às semifinais e, por consequência, as equipes que devem rivalizar pelo título.

 Cruzeiro e Atlético certamente se encontram em um nível acima em termos de favoritismo, mas América e Boa, representantes do estado na Série B, são os que mais tem potencial para atrapalhar a dupla da capital.

América
Campeonato Mineiro 2013: 8º lugar

Divisão Nacional: Série B
Competição paralela: Enfrenta o Santos (AP) pela Copa do Brasil
Destaque: Obina
Análise: O América fez um Campeonato Mineiro para esquecer em 2013, mas o segundo semestre e, principalmente, as contratações para esta temporada permitem ao Coelho sonhar com um 2014 diferente.
É bem verdade que o alto número de empates impediu que o América brigasse pelo acesso à Série A de forma mais efetiva, mas a chegada de nomes como os de Leandro Guerreiros e Obina credencia o time a pensar ao menos em chegar a semifinal estadual nesta temporada.

Atlético
Campeonato Mineiro 2013: 1º lugar
Divisão Nacional: Série A
Competição paralela: Compõe o Grupo 4 da Libertadores com Nacional (PAR), Zamora (VEN) e o vencedor do duelo entre Monarcas Morelia (MEX) e Independiente Santa Fé (COL)
Destaque: Ronaldinho Gaúcho
Análise: Atual campeão da Libertadores, o Atlético convive atualmente mais com o fantasma da eliminação vergonhosa no Mundial para o Raja Casablanca do que com a glória do título continental, especialmente pelo fato de ter passado o segundo semestre com o freio de mão puxado visando a disputa em Marrocos.
Abalado pela financeiramente pelo bloqueio do dinheiro da venda de Bernard, o time alvinegro fez contratações modestas e começou o ano atrasando salários. Mesmo assim, a manutenção da base é um grande trunfo da equipe que agora será comandada por Paulo Autuori.

Boa Esporte
Campeonato Mineiro 2013: 10º lugar
Divisão Nacional: Série B
Competição paralela: Não disputa
Destaque: Francismar
Análise: A equipe de Varginha fez feio no Módulo I na última temporada e por pouco não caiu para o Módulo II. No segundo semestre, porém, a equipe fez uma Série B razoável, embora não tenha conseguido brigar pelo acesso como em 2012.
O retorno de Francismar e a permanência do artilheiro Luiz Paulo são os dois principais trunfos, mas sem as presenças de Fernando Karanga e Marcelinho Paraíba a equipe perde experiência. Apesar do investimento maior que o dos adversários do interior, não seria uma surpresa caso o Boa, inicialmente favorito às semifinais, decepcionasse mais uma vez.

Cruzeiro
Campeonato Mineiro 2013: 2º lugar
Divisão Nacional: Série A
Competição paralela: Compõe o Grupo 5 da Libertadores com Real Garcilaso (PER), Defensor (URU) e o vencedor do duelo entre Guarani (PAR) e Universidad de Chile (CHI)
Destaque: Everton Ribeiro
Análise: Campeão brasileiro com quatro rodadas de antecipação, o Cruzeiro sobrou no futebol brasileiro no segundo semestre. A equipe, no entanto, ainda precisa mostrar força em torneios eliminatórios.
É bem verdade que o time se portou bem em duelos decisivos no Brasileirão como os contra Botafogo e Grêmio, contando especialmente com a força do Mineirão. No entanto, a perda do Campeonato Mineiro e da Copa do Brasil ainda deixam em dúvida sobre a capacidade da equipe em disputas mata-mata.
Assim como o Atlético, o principal trunfo da Raposa é a manutenção da base da última temporada. Os reforços chegaram para qualificar o elenco, mas a princípio os titulares serão os mesmos de 2013, entrosamento que será mais uma arma nas disputas de 2014.