Análise das equipes do Campeonato Mineiro 2014 – Parte 2: Quem pode surpreender


Análise das equipes do Campeonato Mineiro 2014 - Parte 2: Quem pode surpreender

Salve nação celeste! Na segunda parte do nosso guia, chegou a hora de conhecer as equipes que sonham com uma vaga na semifinal do Campeonato Mineiro, mas tem cara de meio da tabela.

Nacional, Tombense, Tupi e Villa Nova tem históricos e investimentos interessantes, mas estão abaixo das forças do estado que disputam as 2 principais divisões do Campeonato Brasileiro. No entanto, podem aproveitar a falha de qualquer uma delas e, de repente, abocanhar uma vaga na semifinal.

Nacional

Campeonato Mineiro 2013: 9º lugar
Divisão Nacional: Não tem
Competição paralela: Não tem.
Destaque: Léo Medeiros
Análise: Em 2012, Nacional de Nova Serrana. Em 2013, Nacional de Patos de Minas. Em 2014, o representante itinerante do futebol mineiro estará em Muriaé, mas sem a parceria com o Cruzeiro que rendeu os seus melhores momentos quando ainda estava em Nova Serrana, não deve ir muito longe na competição.
A presença do experiente Léo Medeiros é um alento, assim como a parceria com o Figueirense que significou a chegada de alguns jovens valores do futebol catarinense uma esperança. O Búfalo, no entanto, não parece ter forças para fazer mais que uma campanha intermediária no torneio.

Tombense

Campeonato Mineiro 2013: 3º lugar
Divisão Nacional: Não tem
Competição paralela: Enfrenta o Treze (PB) na Copa do Brasil
Destaque: Joílson
Análise: Sensação do campeonato de 2013 quando foi a equipe campeã do interior, o Tombense entra na competição 2014 sonhando em conquistar ao menos uma vaga na semifinal como no ano passado.
A presença de alguns nomes da histórica campanha como Joílson e Junior Negão aumenta a confiança de que é possível repetir o feito, mas será necessário surpreender novamente equipes que, no papel, se apresentam mais fortes. Em ano de centenário, não é impossível que o time de Tombos consiga.

Tupi

Campeonato Mineiro 2013: 5º lugar
Divisão Nacional: Série C.
Competição paralela: Enfrenta o Juazeiro (BA) na Copa do Brasil.
Destaque: Ademilson.
Análise: Semifinalista da última Série D, o Tupi é ao lado do Boa uma das equipes do interior que começa o ano sabendo que terá calendário para toda a temporada.
O objetivo é se preparar para a disputa da Série C e assim evitar que um novo rebaixamento obrigue o Galo Carijó a retornar à quarta divisão nacional. Sendo assim, o Tupi tem o Mineiro como um grande laboratório. Sob o comando de Wilson Gottardo e com o artilheiro Ademilson na linha de frente, a equipe de Juiz de Fora corre por fora na briga por uma vaga nas semifinais.

Villa Nova

Campeonato Mineiro 2013: 4º lugar.
Divisão Nacional: Não tem.
Competição paralela: Enfrenta o Bahia (BA) na Copa do Brasil.
Destaque: Mancini
Análise: O Leão do Bonfim fez bonito no Mineiro de 2013 e o objetivo este ano é repetir o sucesso e alcançar ao menos a semifinal da competição.
A contratação do veterano Mancini (ex-Atlético-MG) foi um sinal de ambição do Villa que também esteve perto de um acerto com Fábio Junior, que terminou no Minas Boca. Sob o comando de Paulinho Kobayashi, a equipe tem bons valores e a força do estádio Castor Cifuentes como trunfo. Pode surpreender.