Análise das equipes do Campeonato Mineiro 2014 – Parte 1: As zebras da competição


Análise das equipes do Campeonato Mineiro 2014 - Parte 1: As zebras da competição

Salve nação celeste! Neste fim de semana tem início o Campeonato Mineiro e como já é tradição no Guerreiro dos Gramados você confere um pequeno Guia sobre a principal competição do futebol de Minas Gerais.

Cada vez mais repleto de clubes empresa ocupando os lugares das equipes mais tradicionais do estado, o torneio estadual começa com pouca informação sobre os times do interior e cravar palpites é uma tarefa complicada. A gente, porém, dá a cara para bater e divide os clubes em três clubes de acordo com suas pretensões, começando por aqueles que terão muito a comemorar caso permaneçam no Módulo I.

Caldense

Campeonato Mineiro 2013: 6º lugar
Divisão Nacional: Não tem
Competição paralela: Enfrenta o Duque de Caxias (RJ) pela Copa do Brasil.
Destaque: Everton Maradona
Análise: Colocar a caldense no grupo das equipes que serão ameaçadas pelo rebaixamento é palpite recorrente, mas a Veterana tem se saído bem nos últimos anos e se mantido no Módulo I com relativa tranquilidade desde o seu retorno em 2009.
Um dos clubes do interior mais tradicionais e estruturados do interior, porém, a Caldense sofre com a concorrência dos clubes empresa que se proliferam pelo estado. Sonhar com a classificação para a semifinal parece utopia e se a equipe, que conta com referências importantes da história do clube como o goleiro Gilberto e o meia Everton Maradona, fizer um campeonato tranquilo, uma vaga para a Série D ou até mesmo a classificação para mais uma edição da Copa do Brasil já estaria de bom tamanho.

Guarani

Campeonato Mineiro 2013: 7º lugar
Divisão Nacional: Não tem
Competição paralela: Não tem.
Destaque: Alex Santos
Análise: Outra tradicional força do interior, o Guarani terá nesta temporada um reforço importante em relação à última temporada. O retorno a cidade de Divinópolis, após passagem por Nova Serrana, deixa o Bugre mais forte, mas a concorrência com os clubes empresa é um grande empecilho para uma boa campanha.
No papel, o Guarani fez bons investimentos com destaque para a cotratação do lateral-direito Alex Santos, um dos principais da posição em 2013. A pré-temporada extensa é outro trunfo do Bugre para tentar realizar uma competição sem sustos.

Minas Boca

Campeonato Mineiro 2013: 2º lugar do Módulo II
Divisão Nacional: Não tem
Competição paralela: Não tem.
Destaque: Fábio Júnior
Análise: Criado pensando em aproveitar a saída dos clubes da capital da Arena do Jacaré, o Minas Boca tem uma história curta e de muito sucesso no futebol.
Campeão da 2ª Divisão em 2012 e vice-campeão do Módulo II em 2013, a equipe de Sete Lagoas, fundada em 2011, faz sua estreia no Módulo I. A inexperiência pode pesar, mas o investimento em nomes experientes pode ajudar o Minas a surpreender. Fábio Junior, atacante revelado pelo Cruzeiro e que defendeu os três principais times de Belo Horizonte, é a principal atração do único estreante da competição.

URT
Campeonato Mineiro 2013: Campeã do Módulo II
Divisão Nacional: Não tem.
Competição paralela: Não tem.
Destaque: Eraldo
Análise: A tradicional equipe de Patos de Minas retorna ao Módulo I após 7 anos de ausência. A missão no retorno, porém, não deve ser mais do que se esforçar para continuar entre os principais clubes de Minas Gerais.
Não bastasse a dificuldade de se readaptar à elite estadual, a tabela reserva a URT quatro confrontos nas quatro primeiras rodadas contra equipes que disputam o Campeonato Brasileiro. A estreia contra o Cruzeiro será seguida por duelos contra o Boa Esporte, Tupi e América e uma sequência ruins de resultado tornará ainda mais difícil a recuperação quando finalmente vierem os jogos mais acessíveis.