Análise das equipes do Campeonato Mineiro 2011 – Parte 2: De olho na Série D e quem sabe, nas semi-finais


Salve nação celeste! A missão de hoje é analisar as equipes do interior que apresentaram as melhores armas até aqui para sonhar com uma vaga nas semi-finais do estadual. Em um ano em que Minas Gerais  conta com o seu trio de ferro completo com a cabeça na Série A do Brasileirão será difícil beliscar algo mais do que isso. No entanto, é bom abrir o olho e não menosprezar os adversários que também sonham com o seu lugar ao sol.

Democrata

Campeonato Mineiro 2010: 4º lugar.
Divisão Nacional: Não tem (Pode se classificar para a Série D dependendo da posição no campeonato).
Destaque: Amílton
Análise: A Pantera de Governador Valadares sonha alto e deseja repetir o desempenho do último campeonato quando foi semi-finalista da competição. A equipe, inclusive, aposta em uma fórmula parecida com a do último campeonato, quando foi uma espécie de filial do Atlético-MG, e firmou uma parceria com o Botafogo. O número de jogadores cedidos pelos cariocas, entretanto, é menor do que o do Atlético-MG em 2010 e o Democrata teve que contratar alguns reforços como o atacante Amílton.
Outro trunfo da equipe é a longa pré-temporada e a série de amistosos feitos durante o mês de janeiro. Será difícil repetir o sucesso de 2010, mas o Democrata deve ao menos brigar por uma das vagas para a Série D.

Tupi

Campeonato Mineiro 2010: 5º lugar.
Divisão Nacional: Não tem (Pode se classificar para a Série D dependendo da posição no campeonato).
Destaque: Michel Cury
Análise: Acostumado a boas participações nos últimos anos, o torcedor do Tupi confia no trabalho do técnico Leonardo Condé para mais uma boa campanha no Campeonato Mineiro. O Tupi, porém, aposta em jogadores desconhecidos e terá que aguardar o início da competição para saber se o novo time dará liga. Com apenas 4 vagas para a 2ª fase, o Galo Carijó sabe que dificilmente avançará para as semi-finais, mas a esperança de retornar à Série D, na qual fez uma boa participação na última temporada, é suficiente para motivar o alvinegro juizforano.

Uberaba

Campeonato Mineiro 2010: 8º lugar.
Divisão Nacional: Não tem (Pode se classificar para a Série D dependendo da posição no campeonato).
Competição paralela: Disputa a Copa do Brasil. Enfrentará na 1ª fase o Santa Helena (GO).
Destaque: Juninho Cearense
Análise: O Uberaba teve um 2010 para comemorar. Eliminado nas quartas-de-final do Campeonato estadual, a equipe do Triângulo Mineiro se preparou para o segundo semestre e obteve resultados animadores. A equipe conquistou uma vaga na Copa do Brasil com o título da Taça Minas Gerais e por pouco não conquistou o acesso à Série C do Campeonato Brasileiro perdendo a vaga nos pênaltis para o Araguaína (TO). A decepção com a perda do acesso, entretanto, ficou ainda mais forte com o assassinato do atacante e ídolo da torcida Zebu André Nascimento na reta final da Taça Minas Gerais. O time, porém, conseguiu manter-se concentrado e levantou a taça da competição conquistando o bicampeonato. Com a Copa do Brasil em mente, o Uberaba espera repetir o filme de 2010 e conseguir novamente destaque, mas que a história, desta vez, seja completamente feliz.

Villa Nova

Campeonato Mineiro 2010: 7º lugar.
Divisão Nacional: Não tem (Pode se classificar para a Série D dependendo da posição no campeonato).
Destaque: Marinho
Análise: Os mais antigos torcedores do Campeonato Mineiro tem na lembrança a dificuldade de derrotar o Leão do Bonfim no estádio Castor Cifuentes. Todavia, a realidade já há algum tempo não é a mesma. O maior campeão mineiro do interior (5 conquistas, a última em 1951) não chega até a final do campeonato desde 1997 quando foi derrotado pelo Cruzeiro. Para mudar esta situação, a diretoria do Leão foi uma das que mais investiu para esta temporada. O Villa trouxe o capitão do título celeste de 1997, o zagueiro Wilson Gottardo, para comandar a equipe e manteve o artilheiro Marinho em seu plantel. A confiança em Nova Lima é de que a equipe será capaz de surpreender até mesmo os grandes da capital, mas todos sabem que uma classificação à Série D já é motivo para comemorar.