Análise das equipes do Brasileirão 2009 – Parte 2 (Zona Morta ou quem sabe uma Sul-Americana)


Salve nação celeste! Seguindo as análises das equipes do Campeonato Brasileiro, apresentaremos hoje os clubes duas estrelas. Tal classificação demonstra que estes clubes não são os principais candidatos ao rebaixamento, mas devem abrir o olho.

A maior pretensão destas equipes no campeonato deve ser uma classificação para a Sul-Americana, mas são os grandes favoritos a ficar na “zona morta”, aquela que não leva a lugar nenhum. Algo mais do que o décimo lugar para qualquer uma dessas equipes, no entanto, já deverá ser razão para festa.
          
Atlético-MG: Campanha no Brasileirão 2008: 12º lugar
                   Campanha no Estadual 2009: Vice-Campeão Mineiro
                   Copa do Brasil 2009: Após eliminar Itabaiana (SE) e Guaratinguetá (SP) perdeu a primeira partida das oitavas-de-final para o Vitória (BA) por 3 a 0 no Barradão.
                   Melhor colocação no Brasileirão: Campeão em 1971.
Análise: O Atlético-MG começou o ano gerando desconfiança em sua torcida. A derrota para o Cruzeiro no Torneio Verão e o mau início do time no Campeonato Estadual preocupavam os torcedores e atingiram um nível considerado com a segunda derrota para o Cruzeiro ainda na primeira fase do Estadual quando o rival abriu 7 pontos de vantagem na liderança.
              A partir daí, no entanto, o Atlético-MG conquistou uma sequência de vitórias que o clube não conseguia desde os anos 80. A torcida começava a ganhar confiança na equipe, embora os adversários não fossem de boa qualidade e muitas vitórias tenham vindo no sufoco como a virada sobre o Ituiutaba nos minutos finais na última rodada da primeira fase do campeonato estadual.
             A quantidade de gols marcados pelo atacante Diego Tardelli nas frágeis defesas que o Atlético-MG enfrentara mascarava as deficiências da equipe que se manifestaram no empate em 2 a 2 contra o Guaratinguetá pela Copa do Brasil e ficaram em evidência na derrota por 5 a 0 na primeira partida da final do Campeonato Estadual. No meio da semana seguinte, outra goleada. 3 a 0 para o Vitória e a quarta derrota para equipes de Série A no quarto confronto na temporada. O empate na partida de volta da final mineira garantiu o primeiro ponto da equipe nestes confrontos na temporada, mas provocou a demissão do técnico Émerson Leão.
             A contratação do técnico Celso Roth fará com que o Atlético-MG tenha que se reconstruir no meio da temporada. A confiança da torcida diminuiu a partir dos maus resultados e é difícil imaginar que o clube tenha grandes ambições para o restante da temporada. A meta é conseguir uma vaga na Sul-Americana, mas não seria estranho ver o clube brigando contra o rebaixamento neste campeonato.

Coritiba: Campanha no Brasileirão 2008: 9º lugar
              Campanha no Estadual 2009: Vice-Campeão Paranaense
              Copa do Brasil 2009: Após eliminar Holanda (AM) e Bahia (BA) disputa as oitavas-de-final contra o CSA (AL). Venceu a primeira partida por 4 a 0 em Maceió.
              Melhor colocação no Brasileirão: Campeão em 1985
Análise: O ano começou com festa no Couto Pereira. A torcida vibrava com a chegada do ano do centenário e a diretoria prometia mundos e fundos como o retorno do meia Alex (aquele mesmo) para coroar a temporada. A principal missão era manter o elenco, de bom resultado na temporada passada, para conseguir grandes objetivos na temporada a começar pela conquista do campeonato paranaense.
              Todavia, a situação mudou a partir da saída de Keirrison para o Palmeiras. O grande destaque da equipe coxa-branca na temporada passada não foi substituído à altura e os garotos do Coritiba sentiram a falta da referência. Os gols escassearam e o time sentiu na pele a importância de Keirrison para a campanha na temporada passada.
              Com um ataque fraco, o Coritiba não conseguiu ameaçar o Atlético-PR e ficou com o vice-campeonato estadual. Os maiores destaques da equipe, como Marlos e Carlinhos Paraíba, são cobiçados por equipes do exterior e podem sair a qualquer momento. Neste cenário, o Coxa deve apostar todas as suas fichas na Copa do Brasil onde está praticamente garantido nas quartas-de-final e só depois olhar para o Brasileirão. A expectativa é de que o time consiga escapar do rebaixamento, mas com o atual elenco não deve ir muito além disso. Se a perda dos principais destaques se confirmar, aí o rebaixamento começara a assustar a torcida coxa-branca.

Goiás: Campanha no Brasileirão 2008: 9º lugar
           Campanha no Estadual 2009: Campeão Goiano
           Copa do Brasil 2009: Após eliminar Atlético (RR) e Brasiliense (DF) disputa as oitavas-de-final contra o Fluminense (RJ). Empatou a primeira partida por 2 a 2 no Serra Dourada.
           Melhor colocação no Brasileirão: 3º lugar em 2005
Análise: Falar do Goiás antes do Brasileirão é sempre complicado. Como qualificar uma equipe que se mantém viva na Copa do Brasil, embora a competição ainda não tenha afunilado e que tenha ganhado um estadual sem concorrência qualificada?
              Em alguns casos é até possível definir alguma coisa pelo futebol apresentado contra os rivais do seu estado, mesmo que mais fracos. No entanto, o Goiás tem se especializado em ser a grande incógnita do Brasileirão. Desde 2003, quando adotado os pontos corridos, quase sempre o Goiás começa mal a temporada e termina o primeiro turno brigando para cair. No segundo turno, a equipe faz uma campanha de campeão e consegue uma classificação final intermediária.
             Talvez a fórmula não se repita este ano, mas a expectativa é de que o Goiás não passe grandes apertos no campeonato, mas não vá muito além das últimas vagas da Sul-Americana. O elenco, no entanto, tem jogadores qualificados como Harlei, Iarley, Felipe, Vítor e Júlio César que se destacaram no último brasileirão e tem adquirido entrosamento há algum tempo (destes, só Felipe chegou ao clube neste ano). Das equipes analisadas hoje é a com mais chances de conseguir uma boa campanha, embora não aposte que isto acontecerá. Principalmente se a equipe repetir o tradicional mau início de campeonato.

Vitória: Campanha no Brasileirão 2008: 10º lugar
             Campanha no Estadual 2009: Campeão Baiano
             Copa do Brasil 2009: Após eliminar ASA (AL) e Juventude (RS) disputa as oitavas-de-final contra o Atlético (MG). Venceu a primeira partida por 3 a 0 no Barradão.
             Melhor colocação no Brasileirão: 2º lugar em 1993
Análise: Assim como o Goiás, o Vitória não é um time fácil de analisar levando em conta o primeiro semestre. Campeão baiano com relativa tranquilidade, a equipe baiana penou para eliminar ASA e Juventude na Copa do Brasil, mas conseguiu uma ótima vitória sobre o Atlético-MG na última partida na competição.
             No entanto, a equipe perdeu importantes peças do ano passado, em especial da defesa, principal destaque da equipe no último Brasileirão. O zagueiro Leonardo Silva, que foi para o Cruzeiro, e o lateral-esquerdo Marcelo Cordeiro, agora no Internacional, foram alguns dos que deixaram a equipe e os novos jogadores destas posições ainda não foram testados, mas será difícil manter o nível da defesa do último ano.
             A equipe conta com as investidas de Apodi como uma das principais armas de ataque. Atleta do Cruzeiro, o jogador foi dispensado de Santos e São Caetano antes de ser emprestado para o Vitória, o que demonstra que o lateral direito tem dificuldades de conseguir uma boa sequência. A outra arma do Vitória é o armador Ramon Menezes, figura carimbada no futebol nacional e que deve ter dificuldades em jogar todas as partidas por causa da idade. Ídolos como Nádson e provavelmente Leandro Domingues, que não se firmaram em equipes do sudeste, completam a equipe que ainda tem Neto Baiano que, junto com Diego Tardelli do Atlético-MG, é o jogador com mais gols na temporada até aqui. 
            São estes jogadores os principais destaques da equipe baiana o que demonstra que a equipe não tem um plantel que possa deixar a torcida esperançosa de uma campanha excepcional. No entanto, é suficiente para uma campanha sem sustos e para uma classificação para a Sul-Americana. Todavia, não seria nenhum espanto encontrar esta equipe fazendo contas para não cair a partir da segunda metade do campeonato.