08 Maio Análise das equipes do Brasileirão 2009 – Parte 4: (Sul-americana podendo beliscar a Libertadores)


Salve nação celeste! Seguimos analisando as equipes do Brasileirão e hoje chegamos as equipes 4 estrelas. São as equipes que tem bons elencos, mas que faltam algo mais para candidatarem ao título.

Na verdade, é difícil reduzir o Campeonato Brasileiro a apenas 4 favoritos como será feito na próxima coluna. Os times de hoje largam um pouco atrás dos 4 que serão analisados na parte 5, mas com reforços ou o andamento da competição podem até beliscar o título ou uma vaga na Libertadores. O palpite da coluna, no entanto, é que estes times ficarão entre o 5º e o 8º lugar, portanto na zona da Sul-Americana. Todavia, se o campeão da Libertadores e/ou da Copa do Brasil ficar entre os 4 primeiros, uma ou até duas vagas se abrirão no Brasileiro e estes times são os principais candidatos a se beneficiarem deste fato (se não forem os campeões na Libertadores ou na Copa do Brasil).

- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Corinthians: Colocação no Brasileirão 2008: Campeão da Série B

                    Colocação no Estadual 2009: Campeão Paulista

                    Copa do Brasil 2009: Enfrenta o Fluminense (RJ) pelas quartas-de-final, após eliminar Itumbiara (GO), Misto (MS) e Atlético (PR).

                    Melhor colocação no Brasileirão: Campeão em 1990, 1998, 1999 e 2005.

Análise: A torcida do Corinthians chega ao Brasileirão em lua-de-mel com a equipe que após conquistar a Série B foi campeã invicta do campeonato paulista após enfrentar o Santos e o São Paulo três vezes e o Palmeiras uma. Diferentemente da maioria das equipes do Brasileirão, o Corinthians já foi destado e convenceu. Por que então não incluí-lo entre os quatro principais candidatos ao título?

              A resposta é justamente a mesma para a questão “por que o Corinthians deu certo?”. O fator Ronaldo! Quem acredita que Ronaldo será capaz de atuar em todas as partidas? Praticamente ninguém responderá que acredita e os fatos já começam a mostrar isso, afinal Ronaldo não deve enfrentar o Inter pela primeira rodada do Brasileirão. E a entrada de Souza no ataque mostra o quanto é limitado o elenco corinthiano.

             O Corinthians tem um bom plantel titular, mas faltam peças de reposição principalmente quando Ronaldo não puder ir a campo. Ao meu ver das equipes analisadas hoje é até a que tem mais condições de brigar com mais força pelas primeiras posições, mas a tendência é que sinta a falta das peças de reposição durante o campeonato. Pode até ganhar uma vaga na Libertadores, mas o título é  bem difícil para a equipe paulista.

Flamengo: Campanha no Brasileirão 2008: 5º lugar

                 Campanha no Estadual 2009: Tricampeão Carioca

                 Copa do Brasil 2009: Enfrenta o Internacional (RS) pelas quartas-de-final da competição, após eliminar Ivinhema (MS), Remo (PA) e Fortaleza (CE).

                 Melhor classificação do Brasileirão: Campeão em 1980, 1982. 1983, 1987 e 1992.

Análise: O clima de oba-oba característico da Gávea e que resultou em catástrofes recentes como a perda da Copa do Brasil para o Santo André e a eliminação para o América do México ocorridas no Maracanã diante da sua torcida.

              A razão do oba-oba desta temporada, além do tricampeonato estadual, é a chegada do “Imperador Adriano”, inegavelmente um dos mais perigosos atacantes do futebol brasileiro, mas que vira e mexe se envolve em confusões. E a Gávea não costuma ser um lugar em que confusões não acontecem, principalmente com a constante situação de salários atrasados.

             Fatores como esse podem atrapalhar a campanha de uma equipe que conta com bons jogadores como Bruno, Juan, Léo Moura, Kléberson e Íbson, mas que correm o risco de debandar do Flamengo com a abertura da temporada de transferências. Sem estas peças, o elenco do Flamengo é frágil e não conta com peças de reposição, o que diminui as chances de título ou de vaga para Libertadores da equipe. A Gávea é um constante barril de pólvora e Adriano pode ser a faísca para uma explosão que pode levar o Flamengo a parte de baixo da tabela. No entanto, o palpite é de que o Flamengo sobreviva a todos os potenciais problemas e consiga uma boa situação na tabela, mas título seria muito para uma equipe com todo este cenário.

Fluminense: Classificação no Brasileirão 2008: 14º lugar

                    Classificação no Estadual 2009: 4º lugar no Campeonato Carioca

                    Copa do Brasil 2009: Disputa as quartas-de-final contra o Corinthians (SP), após eliminar Nacional (PB), Águia (PA) e Goiás (GO).

                    Melhor classificação no Brasileirão: Campeão em 1984.

Análise: Depois da perda do título da Libertadores o Fluminense não se encontrou. A campanha no Brasileirão passado foi terrível e o time carioca brigou até as últimas rodadas contra o rebaixamento. A esperança era de que o time melhorasse em 2009.

               A principal razão para a queda do time do primeiro semestre para o segundo na última temporada foi a debandada de jogadores importantes da equipe como Cícero, Thiago Neves, Thiago Silva e Dodô. Ciente disso, a diretoria procurou se reforçar para esta temporada trazendo Leandro (lateral-esquerdo da Tríplice Coroa e que já saiu do clube) e Edcarlos, além dos badalados Fred e o retorno de Leandro Amaral e Thiago Neves, e ainda outros nomes de menos destaque.

               Na prática, no entanto, o time não vingou. Ficou atrás do rebaixado Vasco no campeonato carioca e penou para eliminar o Águia de Marabá na Copa do Brasil. O técnico Parreira chegou a equipe para substituir Renê Simões, mas a verdade é que o Fluminense não tem nem mesmo uma equipe titular que passe confiança.

               Uma linha defensiva com Mariano, Edcarlos, Luiz Alberto e João Paulo e a dupla de volantes Fabinho e Jaílton estão longe de ser uma garantia de qualidade e a presença de Everton Santos no ataque mostra que Leandro Amaral não deu certo no Fluminense. São muitas posições com problemas para o time sonhar com grandes conquistas, além do fato de Thiago Neves já estar de passagem marcada para jogar no Oriente Médio a partir de julho.

               Das equipes analisadas hoje o Fluminense é a que menos inspirança a esperança de título ou de uma vaga na Libertadores para a sua torcida. No entanto, o dinheiro da Unimed pode reforçar a equipe e reforçar as posições carentes. Além disso, um ataque com Fred nunca deve ser sub-estimado, como todos nós sabemos. Mas não confio que isto seja suficientenem mesmo para uma vaga na competição mais importante da América e o Fluminense deve terminar classificado para a Sul-Americana.

Grêmio: Colocação no Brasileirão 2008: Vice-Campeão

             Colocação no Estadual 2009: Vice-Campeão Gaúcho

             Copa Libertadores 2009: Após se classificar em primeiro lugar no Grupo 7, venceu o Universitário San Martín (PER) fora de casa por 3 a 1 na primeira partida das oitavas-de-final

             Melhor colocação no Brasileirão: Campeão em 1981 e 1996.

Análise: Quando foi testado na temporada o Grêmio fracassou. Ao enfrentar o rival Internacional, a equipe do Grêmio saiu derrotada de campo três vezes. Tais resultados provocaram a demissão do técnico Celso Rothe o Grêmio passou a ser comandado por Marcelo Rospide, auxiliar técnico, a espera da chega do novo treinador que provavelmente será Paulo Autuori.

               O Grêmio terá então que recomeçar no meio do campeonato, embora Rospide tenha mantido o esquema que Celso Roth usava. A melhor campanha da primeira fase da Libertadores é resultado mais da fragilidade do grupo que o Grêmio ocupou do que de excelentes atuações do Grêmio, mas é inegável que o clube vem cumprindo com seu papel e, pelo cruzamento das chaves, deve avançar até a semi-final da Libertadores sem dificuldade.

               Enquanto isso o Brasileirão terá início e o Grêmio provou no Gauchão, quando o time reserva tropeçou em várias equipes do interior, que não tem elenco para duas competições. A largada no Brasileirão não deve ser boa e isto já atrapalhara a caminhada do Grêmio na competição. Encerrada a Libertadores, o Grêmio terá força para fazer uma boa campanha no Brasileiro, mas não deve ser suficiente para alcançar as 4 primeiras colocações.


Deixe seu comentário, curta e compartilhe