Análise das equipes do Brasileirão 2009 – Parte 1 (Os favoritos ao rebaixamento)


Salve nação celeste! A partir deste sábado terá início mais uma edição do Campeonato Brasileiro de Futebol. Nosso querido e cobiçado Brasileirão! E é claro que nosso Cruzeiro estará lá e, sem sombra de dúvida, entra na competição como um dos favoritos.  

Talvez a Libertadores atrapalhe um pouco no início da competição, mas acredito que o Adílson saberá bem conciliar as duas competições como fez até aqui neste ano. Para toda imprensa somos um grande candidato ao título e a não ser que muita coisa mude até o fim do ano provavelmente garantiremos no mínimo uma vaga na próxima Libertadores. Isso se não garantirmos essa vaga ainda no primeiro semestre com o título da competição.

Mas é hora de deixar de falar o que todo mundo sabe e fazer a já tradicional análise dos adversários que temos feito aqui no Guerreiro dos Gramados. Como são muitos times, a análise será dividida em 5 dias, terminando um dia antes do início do Brasileirão. A cada dia, um grupo de 4 equipes será analisado.

As equipes foram divididas por estrelas de 1 a 5. Hoje serão analisadas as equipes com 1 estrela cujo principal objetivo na competição será evitar o rebaixamento. Uma vaga na Sul-Americana já seria um grande feito para qualquer uma dessas equipes. Está inaugurado aqui no Guerreiro dos Gramados o Brasileirão 2009! E aqui, nós somos mais Cruzeiro.

Avaí: No Brasileirão 2008: Vice-campeão da Série B
          No Estadual 2009: Campeão Catarinense
          Não disputou nenhuma outra competição no primeiro semestre.
          Melhor classificação no Brasileirão: 36º lugar em 1976.
Análise: A torcida cujo membro mais famoso é o ex-tenista Guga está em festa desde o final do ano passado. Após anos batendo na trave, o Avaí conseguiu a promoção para a Série A, competição que não disputava desde 1979, com a 2ª colocação da Série B 2008. De quebra, a festa foi completada com o rebaixamento do rival Figueirense para a Série B o que tornou o Avaí o único time catarinense na Série A deste ano.
             A queda do Figueira, no entanto, deixou o Avaí sem um rival que pudesse servir de teste para a sua volta a primeira divisão durante todo o primeiro semestre, uma vez que o Avaí não disputou a Copa do Brasil. O título estadual conquistado sobre a Chapecoense foi conquistado com uma certa dificuldade, o que deixa a torcida em dúvida sobre a qualidade da equipe. Sem grandes reforços, as pretensões do Avaí não devem ir muito além da manutenção da equipe na Série A. Mas, ao menos por enquanto, este objetivo só se dará com um milagre.

Barueri: No Brasileirão 2008: 4º colocado na Série B
              No Estadual 2009: 8º colocado no campeonato paulista
              Não disputou nenhuma outra competição no primeiro semestre.
              Estreia na Série A em 2009.
Análise: Fundada em 1989 a equipe do Grêmio Barueri fará a sua estreia na Série A do Brasileirão após uma ascensão meteórica. A equipe do interior de São Paulo até que não foi mal no estadual, mas mostrou dificuldades contra os grandes. Os investimentos não foram grandes, embora a vinda de Cafu seja constantemente especulada no clube. O destaque da equipe é o artilheiro Pedrão que há anos vem se destacando nas tabelas de artilharia da competição que disputa. O que não é suficiente para considerar que a equipe seja forte o suficiente para garantir com tranqüilidade a sua permanência na Série A ao final da temporada.

Náutico: No Brasileirão 2008: 16º colocado na Série A
               No Estadual 2009: Vice-Campeão Pernambucano
               Copa do Brasil: Disputa as Oitavas-de-final contra o Internacional (RS). A primeira partida foi 3 a 0 para a equipe gaúcha em partida disputa nos Aflitos.
               Melhor classificação no Brasileirão: 6º lugar em 1984.
Análise: Geralmente uma equipe que termina apenas uma posição acima da zona de rebaixamento em uma temporada é franca favorita ao rebaixamento na temporada seguinte, a não ser que busque se reforçar. E o Náutico parece desconhecer este perigo, principalmente após ter perdido os poucos destaques, como o atacante Felipe, da temporada passada e não ter se reforçado como devia.
                O vice-campeonato pernambucano foi fruto da fragilidade das equipes do estado, pois o Náutico esteve longe de fazer frente ao Sport, mais preocupado com a Libertadores do que com o estadual. Na Copa do Brasil, classificações suadas contra Moto Clube (MA) e Criciúma (SC) e a praticamente eliminação para o Internacional após a derrota por 3 a 0 em casa em uma das poucas oportunidades da equipe de mostrar valor na temporada. Pelo demonstrado até aqui, o Náutico não estará na Série A no ano que vem.

Santo André: No Brasileirão 2008: 3º colocado na Série B
                      No Estadual 2009: 6º colocado no Campeonato Paulista.
                      Não disputou nenhuma outra competição no primeiro semestre.
                      Melhor classificação no Brasileirão: 10º lugar em 1984.
Análise: Depois de vencer a Copa do Brasil de 2004 para muitos era questão de tempo para que o Santo André conseguisse uma vaga na elite do futebol brasileiro. Este tempo, no entanto, demorou bastante para chegar e apenas em 2009 a equipe do interior paulista se junta aos grandes clubes do Brasil.
               A campanha no Campeonato Paulista foi de razoável para boa, com boas partidas contra os grandes e a quase classificação para as semi-finais. Todavia, depender de Marcelinho Carioca com a idade que o jogador tem não é bom sinal. Das equipes analisadas hoje talvez o Santo André seja a que tem as melhores chances de conseguir um bom campeonato. Entretanto, nem o mais otimista torcedor do clube deve sonhar com algo mais do que a fuga do rebaixamento e, se bobear, uma vaguinha na Sul-Americana.