Análise das equipes do Brasileirão 2018: Parte 5 (Mirando o titulo)


Salve nação celeste! Hora do último capítulo do Guia GDG do Brasileirão 2018 e vamos apresentar os principais candidatos ao título desta edição.

Cruzeiro, Flamengo, Grêmio e Palmeiras estiveram entre as principais equipes do futebol brasileiro na última temporada e mantiveram suas bases, além de reforçarem os elencos para este ano. Largam, portanto, na frente dos demais e carregam o status de favoritos ao título.

Cruzeiro: No Brasileirão 2017: 5º lugar.

No Estadual 2018: Campeão mineiro.

Competição paralela: 3º lugar no Grupo 5 da Libertadores composto também por Racing, Universidad de Chile e Vasco. Na Copa do Brasil, encara o Atlético-PR nas oitavas de final. A equipe entra nesta etapa da competição por disputar paralelamente a Libertadores.

Melhor classificação em Brasileiros: Campeão em 1966, 2003, 2013 e 2014.

Análise: Atual campeão da Copa do Brasil, o Cruzeiro faturou também o Campeonato Mineiro em 2018, mas não tem conseguido manter uma sequência razoável de atuações convincentes, especialmente na Libertadores onde não conseguiu vencer nos confrontos do primeiro turno da fase de grupos.

A sequência do trabalho de Mano Menezes provoca discussões dentro da torcida, mas o talento de jogadores como Fábio, Dedé, Thiago Neves e Arrascaeta é notável. Se melhorar a produção ofensiva, carente desde a lesão de Fred, a Raposa poderá brigar pelo título.

Flamengo: No Brasileirão 2017: 6º lugar.

No Estadual 2018: 3º lugar no Carioca.

Competição paralela: Líder do Grupo 4 da Libertadores composto também por Emelec, River Plate e Santa Fé. Na Copa do Brasil, encara a Ponte Preta nas oitavas de final. A equipe entra nesta etapa da competição por disputar paralelamente a Libertadores.

Melhor classificação em Brasileiros: Campeão em 1980, 1982, 1983, 1992 e 2009.

Análise: Vice-campeão da Copa do Brasil e da Copa Sul-Americana em 2017, o Flamengo entrou em 2018 com sede de títulos. No Carioca, porém, a taça escapou na semifinal após derrota para o Botafogo e o time deu demonstrações de dificuldade em alguns jogos.

A insatisfação da diretoria com o desempenho levou a demissão do treinador Paulo César Carpegiani e o rubro-negro está no mercado em busca de um novo comandante. Enquanto não encontra, o interino Barbieri tem a missão de chefiar Diego Alves, Rever, Diego e Everton Ribeiro no esforço de se colocar entre os primeiros colocados.

Grêmio: No Brasileirão 2017: 4º lugar.

No Estadual 2018: Campeão gaúcho.

Competição paralela: 2º lugar no Grupo 1 da Libertadores composto também por Cerro Porteño, Defensor e Monagas. Na Copa do Brasil, encara o Goiás nas oitavas de final. A equipe entra nesta etapa da competição por disputar paralelamente a Libertadores.

Melhor classificação em Brasileiros: Campeão em 1981 e 1996.

Análise: Para muitos dono do futebol mais vistoso do Brasil, o Grêmio defende o título da Libertadores e venceu o Campeonato Gaúcho com autoridade e superando a vantagem dos rivais no mata-mata construída após uma campanha em que o time alternativo tricolor chegou a flertar com o rebaixamento estadual.

Sob o comando de Renato Gaúcho, que dispensou o Flamengo para seguir no Sul, os gaúchos tem valores de seleção como Marcelo Grohe, Geromel, Arthur e Luan e, em função disso, se colocam entre os candidatos ao título nesta temporada.

Palmeiras: No Brasileirão 2017: 2º lugar.

No Estadual 2018: Vice-campeão paulista.

Competição paralela: Líder do Grupo 8 da Libertadores composto também por Alianza Lima, Boca Juniors e Junior Barranquilla. Na Copa do Brasil, encara o América-MG nas oitavas de final. A equipe entra nesta etapa da competição por disputar paralelamente a Libertadores.

Melhor classificação em Brasileiros: Campeão em 1960, 1967 (2x), 1970, 1972, 1973, 1993, 1994 e 2016.

Análise: Maior investimento do futebol brasileiro desde 2015, o Palmeiras tem se consolidado como um dos favoritos aos títulos que disputa, ainda que nem sempre o alviverde consiga ficar com a taça e tenha passado em branco na última temporada e na atual edição do Campeonato Paulista.

Com nomes de destaque como Diogo Barbosa, Marcos Rocha, Lucas Lima, Dudu e Borja, o treinador Roger Machado esbanja opções para formar o time e tentar conferir ao padrão de atuação da equipe a eficiência necessária para tentar faturar o Brasileirão.