Análise das equipes do Brasileirão 2016 – Parte 1: Candidatos ao Z-4


Salve nação celeste! Começa nesta terça-feira a 8ª edição do Guia do Brasileirão do Guerreiro dos Gramados e você se informa com a gente sobre a atual cotação das equipes que disputarão a competição.

Com base no estágio atual dos times, mas também no potencial de investimento e na mobilização de cada um neste momento, colocamos a cara para bater e apresentamos a cada dia quatro equipes, prevendo o destino delas no campeonato.

Na primeira avaliação, América, Coritiba, Figueirense e Ponte Preta são apresentados como os principais candidatos ao descenso. Com orçamentos modestos e um primeiro semestre tímido (a exceção do Coelho), terão trabalho para permanecer na divisão principal.

América

Posição no Brasileirão 2015: 4º colocado da Série B.

Posição no Estadual 2016:  Campeão Mineiro.

Melhor campanha em Campeonatos Brasileiros: 7º lugar em 1973.

Competição paralela: Enfrenta o Bahia na 2ª fase da Copa do Brasil. Na primeira fase eliminou o Red-Bull Brasil (SP)

Análise: Campeão mineiro após uma primeira fase decepcionante em que quase não ficou entre os quatro primeiros, o América pode se orgulhar de ter enfrentado os rivais da capital 7 vezes na temporada e não ter deixado o campo derrotado nenhuma vez (Foram duas vitórias e cinco empates em 3 confrontos com o Cruzeiro e 4 contra o Atlético-MG).

A goleada sofrida para o Guarani de Divinópolis e o assédio sobre suas principais peças, além da dificuldade de encontrar reposição com um orçamento limitado, porém, devem pesar. Para o Coelho, recém-egresso à Série A, se manter já seria uma grande vitória.

Coritiba

Posição no Brasileirão 2015: 15º colocado.

Posição no Estadual 2016:  Vice-campeão paranaense.

Melhor campanha em Campeonatos Brasileiros: Campeão em 1985.

Competição paralela: Enfrenta o Juventude na 2ª fase da Copa do Brasil. Na primeira fase eliminou o Guarany de Sobral (CE).

Análise: Namorando a zona de rebaixamento nas últimas temporadas, o Coritiba apresentava-se como candidato ao descenso também pelo primeiro semestre fraco na disputa do estadual e da Primeira Liga.

Em 3º lugar na fase classificatória do estadual, a equipe alviverde até avançou para a decisão, mas foi presa fácil para o rival Atlético-PR. Derrota nos dois jogos e placar agregado de 5X0 mostram que o estágio da equipe preocupa.

Figueirense 

Posição no Brasileirão 2015: 16º colocado.

Posição no Estadual 2016:  4º lugar no Catarinense

Melhor campanha em Campeonatos Brasileiros: 7º lugar em 2011.

Competição paralela: Enfrenta o Sampaio Corrêa na 2ª fase da Copa do Brasil. Na primeira fase eliminou o Lajeadense (RS).

Análise: Com o 6º lugar no turno e o vice-campeonato do returno, o Figueirense mostrou significativo poder de reação no estadual terminando a competição em viés de alta. Mas a campanha significou a ausência na decisão e o quarto lugar na classificação geral.

Tendo disputado com o rival Avaí a fuga da Série A em 2015, o alvinegro catarinense não começará o Brasileirão em ondas tranquilas. E a desconfiança pode fazer o filme se repetir.

Ponte Preta

Posição no Brasileirão 2015: 9º colocado.

Posição no Estadual 2016:  9º lugar no Paulista

Melhor campanha em Campeonatos Brasileiros: 3º lugar em 1981.

Competição paralela: Enfrenta o Genus (RO) na 2ª fase da Copa do Brasil. Na primeira fase eliminou a Caldense.

Análise: Fora do grupo dos oito melhores da fase de classificação do Paulista e suando sangue para eliminar a Caldense na primeira fase da Copa do Brasil, a Ponte Preta começa o Brasileirão buscando reforços.

A perda da disputa pela contratação de Renato Cajá para o Bahia desanimou a Macaca, mas os paulistas sabem que será necessário fazer muito mais que no primeiro semestre para ter um Brasileirão tranquilo.