Análise das equipes do Brasileirão 2010: Parte 1 (Os candidatos ao rebaixamento)


Salve nação celeste! Vai começar mais um Campeonato Brasileiro e o GDG fará durante esta semana uma apresentação das equipes que disputarão o Brasileirão.

Assim como no ano passado, é hora de dar a cara para bater e buscar classificar as equipes de acordo com as expectativas que estas despertam no início da competição. Em ano de Copa do Mundo, quando o campeonato dará uma parada e a reformulação das equipes será mais radical do que de costume, acertar tais palpites é tarefa ainda mais complicada. Mesmo assim, o GDG não se omite e a partir de hoje falará de cada uma das 20 equipes.

A análise começa hoje com os principais candidatos ao rebaixamento. Equipes que ainda não se acertaram na temporada e que entram no Brasileirão em busca de se acertar para evitar a queda para a Série B, Ceará, Goiás, Guarani e Vasco serão os primeiros times a serem apresentados.

Ceará: No Brasileirão 2009: 3º lugar na Série B.

            No Estadual 2010: Vice-campeão Cearense.

            Copa do Brasil 2010: Eliminado na 2ª fase pelo Corinthians (PR)

            Melhor classificação em Brasileiros: 7º lugar em 1985.

Análise: Ofuscado regionalmente pelo Fortaleza, que acaba de conquistar o tetracampeonato estadual e tem algumas participações recentes na Série A do Brasileirão, o Ceará retorna à 1ª Divisão do Campeonato Brasileiro após 17 anos (a última participação da equipe foi em 1993).

Todavia, o início do ano assustou a torcida cearense. Após uma promoção nacional inesperada no último ano, o Ceará começou 2010 muito mal no campeonato estadual e eliminado ainda na 2ª fase da Copa do Brasil pelo modesto Corinhtians (PR).

O clube correu atrás de reforços e se reabilitou conquistando o segundo turno do estadual, mas acabou perdendo a decisão nos pênaltis para o seu maior rival. Com baixo orçamento e pouca experiência em Série A, a equipe se esforçará para permanecer na 1ª Divisão o que, com certeza, já seria motivo de sobra para comemoração.

Goiás: No Brasileirão 2009: 9º lugar.

           No Estadual 2010: 4º colocado no Goiano.

           Copa do Brasil 2010: Eliminado pelo Vitória na 2ª fase.

           Melhor classificação em Brasileiros: 3º lugar em 2005.

Análise: Soberano em seu estado nos últimos anos, o Goiás parece ter sentido a ascensão do Atlético e iniciou o ano com resultados bem abaixo dos seus tradicionais e enfrentando algumas sérias crises que culminaram com a chegada do técnico Emerson Leão ao Serra Dourada.

Jogadores de nome como Fernandão, de saída iminente da equipe, não renderam o esperado e o Goiás acabou em 4ª lugar no Estadual, atrás do próprio Atlético, além do Santa Helena e do Vila Nova. Na Copa do Brasil, os goianos foram impiedosamente goleados pelo Vitória por 4 a 0 no Barradão e foram eliminados ainda na segunda fase.

O Goiás, no entanto, tem feito boas campanhas na era dos pontos corridos e boa parte delas ocorreu quando poucos acreditavam na equipe. Esta é a esperança do torcedor alviverde para que a ascensão do rival Atlético não coincida com a decadência do Goiás.

Guarani: No Brasileirão 2009: Vice-campeão da Série B.

               No Estadual 2010: 14º colocado na Série A-2 do Campeonato Paulista.

               Copa do Brasil 2010: Eliminado pelo Santos nas oitavas-de-final

               Melhor classificação em Brasileiros: Campeão em 1978.

Análise: O Bugre está de volta a Série A após ter chegado ao fundo do poço. O clube que há dois anos estava na Série C do Campeonato Brasileiro conquistou um surpreendente acesso para a 1ª Divisão no ano passado, mesmo após ter sido rebaixado na Série A-1 do Campeonato Paulista.

O time que promoveu o Guarani, no entanto, se desmanchou. A expectativa de que o clube sobrasse na disputa da Série A-2 do Paulista não se confirmou e os novos atletas fizeram com que o time estivesse mais perto de cair para a Série A-3 estadual do que de trazer o clube de volta à elite. Na Copa do Brasil, a equipe ainda sofreu uma goleada por 8 a 1 para o Santos que escancarou para todo o país a fragilidade da equipe de Campinas.

Novos atletas chegaram e o Guarani busca encontrar uma fórmula para impedir uma queda que parece o destino mais provável do Bugre. Candidatíssimo a repetir o papel recente do Ipatinga e do América-RN quando disputaram a Série A, muita coisa precisa mudar no Brinco de Ouro para que o fim da temporada tenha um resultado diferente desse.

Vasco: No Brasileirão 2009: Campeão da Série B.

            No Estadual 2010: 4º lugar no Campeonato Carioca.

            Copa do Brasil 2010: Disputa com o Vitória (BA) uma vaga nas semi-finais da competição. Foi derrotado por 2 a 0 na partida de ida disputada no Barradão.

            Melhor classificação em Brasileiros: Campeão em 1974, 1989, 1997 e 2000.

Análise: O início do ano empolgou a torcida vascaína. Uma goleada por 6 a 0 sobre o Botafogo na primeira fase da Taça Guanabara parecia demonstrar que o Vasco havia voltado forte para a Série A após um ano de reconstrução na Série B. A sequência da temporada, no entanto, demonstraria a fragilidade da equipe.

O Vasco penou para eliminar o modesto Souza da Paraíba da Copa do Brasil e foi se arrastando até chegar as quartas-de-final da Copa do Brasil quando enfrentou a primeira real ameça na competição e não passou no teste. A não ser que uma reação heróica aconteça, o Vasco se despede da Copa do Brasil ainda nesta semana, pois no jogo de ida a equipe não resistiu ao Vitória no Barradão e acabou derrotado por 2 a 0.

No Carioca, a vitória sobre o Botafogo foi ilusória. A equipe ainda conseguiu eliminar o Fluminense na semi-final do 1º Turno, mas no novo encontro com o Botafogo, acabou perdendo o título da Taça Guanabara. No returno, o Vasco penou para se classificar novamente as semi-finais e o técnico Vágner Mancini acabou não resistindo no comando do clube. A participação da equipe no estadual encerrou-se com uma eliminação para o Flamengo nas semi-finais.

O Vasco tem até potencial para fazer uma campanha razoável no campeonato e conseguir uma vaga na sul-americana, por exemplo. Todavia, neste momentoé uma das equipes com o maior número de problemas entre os 20 participantes e se não encontrar soluções rápidas, a volta para a Série B pode ser o destino final desta temporada.