Análise das equipes do Campeonato Mineiro 2015 – Parte 3: Os favoritos


Salve nação celeste! Chegou a hora de finalizar o nosso guia do Campeonato Mineiro com as principais equipes da competição.

Cruzeiro, Atlético, América e Boa Esporte são as quatro equipes do estado nas duas principais divisões nacionais e também os semifinalistas da última edição do Campeonato Mineiro. Favorito a repetir a fase final, o quarteto divide as apostas de quem ficará com a taça, com Cruzeiro e Atlético despontando como principais candidatos.

América

Campeonato Mineiro 2014: 3º lugar

Divisão Nacional: Série B

Competição paralela: Enfrenta o Luziânia (DF) pela Copa do Brasil

Destaque: Mancini

Análise: Uma bobeira do departamento jurídico do América impediu que o Coelho retornasse à Série A ao final da última temporada. Os pontos perdidos no STJD custaram caro e a equipe alviverde terá que tentar novamente o acesso em 2015.
O objetivo no primeiro semestre, porém, é fazer um bom Campeonato Mineiro e tentar surpreender Cruzeiro e/ou Atlético para alcançar uma vaga na final e, quem sabe, o título. Sob o comando de Mancini, principal destaque na reta final de 2014, o América promete dar trabalho.
Atlético-MG
Campeonato Mineiro 2014: Vice-campeão

Divisão Nacional: Série A

Competição paralela: Está no Grupo 1 da Copa Libertadores ao lado de Atlas (MEX); Colo Colo (CHI) e Independiente Santa Fé (COL)

Destaque: Lucas Pratto

Análise: O Atlético-MG tem como principal trunfo a manutenção da base formada pelo técnico Levir Culpi no segundo semestre de 2014 que conquistou a Copa do Brasil e durante o Campeonato Mineiro dividirá suas atenções com a disputa da Copa Libertadores.
Com a principal mudança no time titular motivada pela saída de Diego Tardelli e a chegada de Lucas Pratto, a preparação na pré-temporada objetivou mais aprimorar a parte física, vilã em 2014 quando o departamento médico do clube só se esvaziou na reta final, do que o entrosamento.
Boa Esporte
Campeonato Mineiro 2014: 4º colocado
Divisão Nacional: Série B
Competição paralela: Enfrenta o Moto Club (MA) na primeira fase da Copa do Brasil
Destaque: Thiago Carvalho
Análise: O Boa Esporte entrou em campo na última rodada da Série B em 2014 precisando apenas de uma vitória sobre o já rebaixado Icasa para conquistar o inédito acesso a Série A. Perdeu!
A equipe do Sul de Minas se notabilizou por fazer campanhas seguras na segunda divisão nacional e por frequentemente ficar entre os primeiros no Campeonato Mineiro, mas nem sempre as boas campanhas no estadual aparecem, uma vez que os investimentos priorizam a competição nacional no segundo semestre. Com a permanência de apenas dois titulares da Série B, Thiago Carvalho e Marinho Donizete, o novo Boa almeja alcançar mais uma semifinal, mas pode decepcionar.
Cruzeiro
Campeonato Mineiro 2014: Campeão

Divisão Nacional: Série A

Competição paralela: Está no Grupo 3 da Copa Libertadores ao lado de Mineros de Guayana (VEN); Universitário de Sucre (BOL) e o vencedor do duelo preliminar entre Huracán (ARG) e Alianza Lima (PER)

Destaque: Leandro Damião

Análise: Reformulação é a palavra de ordem no Cruzeiro após a conquista do Campeonato Brasileiro nas últimas duas temporadas e a valorização da base vitoriosa formada neste período que gerou propostas irrecusáveis para peças importantes como Everton Ribeiro, Ricardo Goulart e Lucas Silva.
O desafio de entrosar um novo time e manter o alto nível é real, mas as contratações são promissoras. Jovens com potencial como os laterais Fabiano e Pará, o meia De Arrascaeta e o atacante Joel se juntam a aposta na recuperação do faro artilheiro de Leandro Damião e na utilização de destaques da base como Eurico e Judivan para formar um novo elenco vencedor e a conquista do Campeonato Mineiro seria o primeiro sinal de que o trabalho segue no rumo certo.