Análise das equipes do Campeonato Mineiro 2015 – Parte 1: As zebras da competição


Salve nação celeste! Neste final de semana tem início mais uma edição do Campeonato Mineiro e como é tradição no Guerreiro dos Gramados, chegou a hora de conhecermos um pouco mais dos rivais e apresentar o Guia GDG da edição 2015 do nosso estadual.

A evolução do futebol mineiro tem tido impacto no interior e nada mais nada menos do que 6 equipes do estado começam o ano com a garantia de um calendário de atividades para o ano todo que envolve, inclusive, uma competição nacional. Cruzeiro e Atlético na Série A, América e Boa na B, além de Tupi e Tombense na Série C.

E outros dois participantes ainda irão assegurar o direito de representar o estado na Série D, vencida pelo Tombense no ano passado.

Com tamanho destaque nacional, o desafio para a maior parte das equipes sem esta garantia é sobreviver na primeira divisão e, quem sabe, carimbar uma vaga na Série D. O nosso guia começa hoje justamente com quatro delas que tem a permanência no Módulo I como objetivo primário e ao longo do campeonato pretendem sonhar mais alto.

Democrata de Governador Valadares

Campeonato Mineiro 2014: Vice-campeão do Módulo II

Divisão Nacional: Não tem

Competição paralela: Não tem

Destaque: Fábio Noronha

Análise: Derrota para o Real Noroeste (ES), empates com América de Teófilo Otoni e Nacional de Muriaé, ambos no Módulo II. Com estes resultados na pré-temporada e a missão de enfrentar o campeão Cruzeiro na estreia, o Democrata não começa o ano empolgando a sua torcida.
De volta ao Módulo I após o rebaixamento em 2012, a Pantera tem ainda uma tabela complicada no início que pode minar a auto-estima da equipe. Após a Raposa, o Democrata encara o Boa Esporte em Varginha, o Atlético-MG no Independência e recebe o Tupi no Mamudão. Bons resultados, porém, podem ter efeito diverso e inspirar os alvinegros para a sequência do torneio.

Guarani

Campeonato Mineiro 2014: 10º colocado

Divisão Nacional: Não tem

Competição paralela: Não tem

Destaque: Fábio Junior

Análise: O Guarani terminou o Campeonato Mineiro de 2014 uma posição acima do rebaixamento e em 2015 a expectativa não é de que o clube conquiste muito mais que isto.

É bem verdade, porém, que após o susto o Bugre resolveu ampliar os seus investimentos, mas a principal aposta não vem de bons momentos na carreira. O experiente atacante Fábio Junior, rebaixado com o Minas Boca na última edição e dispensado pelo Boa Esporte durante a disputa da última Série B.

Mamoré

Campeonato Mineiro 2014: Campeão do Módulo II

Divisão Nacional: Não tem

Competição paralela: Não tem

Destaque: Alan Bahia

Análise: Rebaixado no Campeonato Mineiro de 2005, o Mamoré chegou a fechar as portas e negociar o seu estádio no período em que esteve longe da principal divisão do estado, precisando recomeçar da 2ª Divisão (equivalente ao 3º nível estadual) até retornar ao convívio com as melhores equipes de Minas Gerais.

A equipe de Patos de Minas recuperou investimentos e investiu em jogadores para se firmar no Módulo I. O volante Alan Bahia, ex-Atlético-PR, será o principal personagem do Sapo.

URT

Campeonato Mineiro 2014: 9º colocado

Divisão Nacional: Não tem

Competição paralela: Não tem

Destaque: Carciano

Análise: Mais uma equipe de Pato de Minas, a URT passou por um período de reconstrução semelhante ao do rival Mamoré, ainda que menos sofrido, retornando ao Módulo I na edição de 2014 após sete anos de ausência.

A permanência na divisão principal animou o clube, mas poucos investimentos estão sendo feitos para que a equipe consiga elevar o seu patamar. Na pré-temporada, um empate com o Uberlândia e uma vitória sobre a Patrocinense permitem sonhar em mostrar força contra os rivais do interior.

Por: João Henrique Castro