Análise da tabela das oitavas da Libertadores


Está definida a fase eliminatória da Libertadores. Se hoje é o “dia do trabalhador”, que sirva de inspiração para que todos trabalhem concentrados para o tri.
 
O Universidad de Chile empatou com o Grêmio em Porto Alegre num daqueles dias em que “a bola não quer entrar”, mas jogando em casa perderam por 2×0. Claro que todo adversário merece respeito, é mata-mata, todo aquele blá, blá, blá de sempre, mas para mim o Cruzeiro passa para as quartas de final.
 
Na sequência, tem o vencedor de São Paulo x Chivas. O tricolor paulista tem uma excelente defesa e um ataque perigoso, com destaque para as jogadas de bola parada – o que é um problema crônico da nossa defesa. Não vi nenhum jogo do Chivas, mas tenho receio de pegar um mexicano pela frente – em 2004, com Alex, pegamos um tal de Santos Laguna e não fomos bem fora de casa.
 
Nossa rota até a final inclui um provável encontro com o Grêmio nas semifinais. Vendo a tabela dos gaúchos, nota-se a importância de se buscar a todo custo o primeiro lugar geral na Libertadores. Eles pegam San Martin e o vencedor entre Caracas e Cuenca, um caminho muito fácil mesmo.
 
Na outra metade da tabela, problemas para nossos adversários mais difíceis. O Boca já pega o Defensor-URU e na sequência Libertad-PAR ou Estudiantes. Sport e Palmeiras se matam, e o vencedor deve pegar o Nacional-URU.
 
Agora a Libertadores realmente começou. É trabalhar muito, preparar o time adequadamente e – a torcida espera – não jogar como covardes fora de casa para não perdermos por 4×0 e dar adeus a um tri que, para mim, está bem diante de nós.

Confira aqui a tabela completa da Fase Final da Libertadores 2009.
 
Abraços a todos. Avante Cruzeiro!!!