Acorda, Cruzeiro! Antes que seja tarde demais…


Nosso eterno ídolo Alex deu a letra na noite do último domingo, no programa Resenha ESPN. “O Cruzeiro vai se arrepender por algum tempo de ter demitido o Marcelo Oliveira”. No Linha de Passe do dia seguinte, os jornalistas Juca Kfouri e Mauro Cezar Pereira se faziam a mesma pergunta, não conseguindo compreender o que se passou na cabeça da diretoria celeste para abrir mão do antigo treinador para trazer Vanderlei Luxemburgo. Outro integrante da mesa, Tironi, diz: “no Cruzeiro, saiu o modelo de trabalho do Marcelo Oliveira e não entrou nenhum”. São jornalistas de um veículo de imprensa isento, totalmente distantes da nossa realidade mineira, de jornalismo provinciano e parcial. E que assim como nós torcedores, não conseguem compreender. Porque Gilvan destruiu o Cruzeiro?

A cada dia eu tenho mais dificuldade para responder. Ver o atual Cruzeiro jogar me enoja. Afirmo com absoluta certeza de que o Cruzeiro é atualmente o pior time do Brasileiro, a equipe que desempenha o pior futebol dentre as 20 da divisão de elite. Façam um exercício de não assistir o jogo lembrando dos nomes ou de supostos potenciais, observem apenas o que cada um está rendendo. É ridículo, inacreditável. Jogadores sem compromisso, sem qualidade, sem preparo físico, psicológico… Nada se salva nesse antro de incompetência que se tornou a Toca da Raposa II. O treinador que conseguiu resultados na base da motivação, já mostra suas limitações, inversamente proporcionais a sua disponibilidade para um carteado. Mas não vou apontar Luxemburgo como o grande culpado por tudo. Não podemos cobrar milagres de um treinador cujo auge passou há uma década.

Pergunto-me o que será necessário para que o Mayke volte a mostra o mínimo de disposição. Um jogador formado na base do clube que está pouco se lixando para o que acontece em campo, a cada quarta e domingo. Ceará, um ex-jogador que segue no plantel de teimoso, é a grande concorrência e até ganha a titularidade por vezes. Gente como Leandro Damião, De Arrascaeta, Henrique, Willian, Charles, Fabrício, Paulo André… O que esses caras querem na vida? Será que ainda não repararam que estão levando o Cruzeiro para o buraco? O pior de tudo, será que o treinador não enxerga? A cúpula da diretoria também não? Será que a demência já atingiu a todos os mandatários celestes?

Vejo hoje que a entrada na “zona da confusão” é questão de tempo. E não me venham com esse papo de que time grande não cai, porque cai sim. Time competente é que não cai. Esse ano, o Cruzeiro vem fazendo de tudo para debutar na desesperadora Série B. O trabalho realizado nos credencia fortemente à queda, e é necessário abrir o olho rápido, antes que seja tarde demais. A nós, cabe torcer e apoiar, o que é desesperador vendo o nível dos atletas a que Gilvan e seus capangas nos fizeram reféns. Mas vamos lá fazer nossa parte, e não falo de torcedor que vai ao estádio pra aparecer no telão e fazer o 6 com as mãos. A porcaria do 6×1 foi há quase 4 anos, e não vai influenciar em nada agora. Que a diretoria deixe a imbecilidade de lado e faça uma promoção real para atrair a torcida. O momento é horrível e as consequências serão trágicas caso nosso futuro reserve um rebaixamento, algo que nossos rivais conhecem tão bem.
Guerreiro dos Gramados. Nossa torcida! Nossa força!