A Globo Minas e a FMF zombaram do Cruzeiro


É verdade que a obrigação do Cruzeiro era se classificar em primeiro na 1ª fase. Mas também é verdade que isso não tem nada a ver com o que está acontecendo neste imbróglio entre o clube, a Federação e a Globo. Na semana passada, o Cruzeiro teve uma trajetória desumana ao ter que jogar um clássico no domingo e outra partida importantíssima na Argentina na terça. O resultado não poderia ter sido outro: uma atuação pífia, mas com um pretexto pronto para a derrota.

O representante mais vitorioso da história do esporte mineiro não tem o respeito da emissora local nem da Federação, “idealizada” com o propósito de defender os clubes. Corremos o risco de agora não termos capacidade física de jogar a partida mais importante do ano até então, a que vai definir a classificação do clube para as oitavas da Libertadores.

Estamos falando de um time que tem orçamento anual acima dos 200 milhões de reais, que tem mais de 8 milhões de torcedores, e que vai ser imensamente prejudicado pela má organização do nosso futebol. Isso tem que servir para rompimento deste sistema que hoje não agrada mais o torcedor e muito menos é benéfico para o clube.

O correto seria pouparmos o time titular no clássico contra o Atlético, mas talvez isso não ocorra, já que existe uma pressão da torcida para que voltemos a ganhar o duelo contra o rival local. Culpa da Globo, que não quis assumir a responsabilidade sobre o caso e incluiu, de forma leviana, o Atlético como uma das causas interessadas.

Não somos ingênuos a ponto de acreditarmos na boa vontade da emissora em contribuir para o espetáculo. Já a Federação provou que sua existência não é nem justificada, não representa os clubes e não tem nenhuma força. Para que existe então? Se não é capaz de fazer com que o Cruzeiro tenha o prazo mínimo de descanso em dois jogos muito importantes, ela não precisa existir.

Já o Atlético foi o maior beneficiado. Pôde escolher se teria mais tempo de descanso para o clássico ou para o jogo decisivo da Libertadores. Claro, não titubeou. Quer ir para a final do Mineiro 2015. A Globo e a FMF hão de uma hora pagar o preço por esse descaso com o maior de Minas. Mas continuamos #FechadosComOCruzeiro!

Por: Thalvanes Guimarães