A Barca Celeste – Parte III – MEIO DE CAMPO


[atualizado]

Salve, salve China Azul.

Êita bando de jogador para bater cabeça.

Meu pai sempre me contou uma história: Falava dos feitos de jogadores com rara habilidade com a bola nos pés. Falava de um time com um toque de bola irreparável, que dominava seus adversários no meio de campo, onde seus talentos individuais se somavam formando um meio de campo quase imbatível. “O Cruzeiro, meu filho, é um time de toque de bola, de jogadas rápidas e de futebol bonito”.

Cresci admirando sempre times que sabiam jogar bonito, que jogavam para frente, que davam poucos chutões. Sempre torci por um Cruzeiro Guerreiro e inteligente.

Mas nos últimos três anos, o que estamos vendo é a destruição de nossa base. A espinha dorsal formada por Adilson batista foi totalmente multilada. Fabrício, Ramires, Henrique e Wagner foram embora. Salvo raríssimas excessões, ninguém que veio contribuiu por algo que fosse ralmente construtivo. O único alento é Montillo, la Ardilla, O Pirata Azul. O único jogador realmente criativo de nosso meio está amparado por uma turma de volantes “grossos”, que machucam a redondinha. Coitada da pelota, nossa amada bola que sofre nos pés dos volantes celestes. É muita gente ruim n’um lugar só. Vamos a eles.

LEANDRO GUERREIRO

 

Guerreiro não é unanimidade entre o torcedor, não é um craque de bola e nem deve ser titular do time, entretanto é um jogador de elenco. Leandro é “um Guerreiro” em campo, tem raça, tem vontade, não é perfeito mas é esforçado e joga para a equipe. Pela vontade mostrada durante todo o campeonato e pela dedicação quando foi colocado na zaga pelo técnico merece continuar. Lembrando que ele até deixa em aberto a possibilidade de mudar de posição, tornando-se um zagueiro neste final de carreira. Como tem bom posicionamento e tempo de bola, pode ser uma opção coringa para o time.

Merece ficar para 2013.

EVERTON

Já fiz considerações sobre Everton na parte II do balanço, quando falava dos laterais (função que ele desempenhou durante todo o segundo semestre). Everton é outro jogador que deveria pensar em assumir esta nova posição pois é novo e pode se tornar um lateral de destaque, posição carente no futebol brasileiro. Como já disse no capítulo anterior, merece ficar e buscar uma vaga como lateral, mas se estiver como meia, deve melhorar um pouco seu passe e visão de jogo, além da composição com a defesa.

Merece ficar para 2013.

LUCAS SILVA

Este goiano de 19 anos chegou ao Cruzeiro em 2007. Foi destaque e elogiado nas categorias de base e Campeão Brasileiro sub-20 em 2010. Estreio no time principal este ano, no jogo contra a lusa e mostrou ter futebol que o credencia a uma vaga de titular no time. Já este ano poderia ter conquistado seu lugar no time. Rápido, inteligente, toques precisos, dedicação e desarme. Tudo isso não serviu para convencer o treinador que o preteriu em benefício de medalhões durante todo o campeonato. Parece que aquela falta que ele deixou de cometer no ex-clássico sobre o R51 tirou todos seus créditos com o técnico. Mesmo assim, Lucas Silva é uma ótima aposta para o próximo ano. É uma das melhores promessas da base celeste e que esperamos chegar com tudo no próximo ano.

Merece ficar para 2013.

SANDRO SILVA

Este chegou à toca com status de boa contratação, mas o que se viu foi uma sequência de trapalhadas e erros grotescos, que nem naquele cascudão de final de semana a gente vê nos campos de várzea. Passe, posicionamento, cobertura das alas, composição com defesa, saída de bola para contra ataque. Tudo errado. Nada de mais para um volante no futebol de hoje. Sandro Silva fez muito torcedor ter saudade de Augusto Recife. Uma das maiores decepções deste ano que deve seguir seu caminho bem longe da toca.

Não merece ficar para 2013.

WILLIAN MAGRÃO

Este já foi embora, nem vou gastar muitas palavras com ele. Já foi dispensado e seguiu para o Grêmio, como diz um amigo meu: “volta pro mar oferenda.”

CHARLES

Charles voltou para o Cruzeiro na segunda metade do Brasileirão 2011 e ajudou a equipe a fugir do rebaixamento. Não foi brilhante, aliás, nem de longe foi o jogador que despontou no Cruzeiro no final da década passada, mesmo assim, foi um jogador importante na luta contra o Z4. Deixou a esperança no torcedor quando voltou no início de 2012, porém voltou ainda pior que no ano anterior. Esquentado demais, faltas infantis, cartões em TODOS OS JOGOS QUE DISPUTOU. Deixou o time na mão em várias situações e para piorar: BRIGOU COM A TORCIDA. Pediu desculpas depois, fruto da cabeça quente e dos nervos à flor-da-pele. Mesmo assim, não é o tipo de jogador que precisamos, não é por ter o coração celeste que tem carta branca para repetir jogos e mais jogos ruins achando que o torcedor sempre vai aplaudir. É bom buscar novos ares para colocar a cabeça e a carreira no lugar.

DIEGO ARIAS

Este vai deixar uma pulga atrás da orelha do torcedor celeste. Chegou bancado pelo presidente com status de mega jogador internacional (só que ninguém conhecia). Estreiou em um amistoso contra o Uberlândia, logo na sua chegada, mas só jogou um jogo oficial nove meses depois, não teve nenhuma chance com o técnico W. Mancine e raríssimas com Roth. O mais estranho é que deixou boa impressão para o torcedor nas vezes que esteve em campo. Um volante moderno com toque rápido e bom desarme, nada extraordinário mas ficou a pergunta: Porque não teve outras oportunidades? A pergunta se reforça mais ainda quando vemos que Victorino não estava sendo relacionado na maior parte dos jogos, o que abria uma vaga para jogador estrangeiro (lembrando que Montillo e Martinuccio já agarraram a deles e só sobra uma). Bem, Arias é um nome que talvez nunca vejamos titular no Cruzeiro mas que deve sair para dar à diretoria opção de trazer outro jogador estrangeiro.

Não merece ficar para 2013.

MARCELO OLIVEIRA

O PIOR JOGADOR DO CRUZEIRO DURANTE TODO O ANO. Precisa falar mais alguma coisa? Veja esta lista: displicente, afobado, barbantinho, péssimo passe, nenhuma noção de posicionamento, lento, e por aí vai.

Mais um jogador que não merece mais que seis ou sete linhas deste balanço. Não sei a situação de contrato de Marcelo Oliveira, mas ele já devia ter pegado o caminho de casa junto de Willian Magrão. Como diria Lélo Angustiado do 98 Futebol Clube: “RUIM DEMAIS”!!!!

Não merece ficar para 2013 de jeito nenhum.

 

SOUZA

Como muitos lembraram, esqueci de falar de Souza. Este jogador foi uma contratação que pegou a torcida de surpresa e muitos acreditavam que seria um bom reforço para o grupo. Vindo de boas passagens por São Paulo e Grêmio, esperava-se um jogador com mais brilho, qualidade e que fortalecesse o meio campo celeste. Apostava-se muito em Souza para ser um substituto de Roger e fazer dupla criativa com Montillo.

Na teoria seria uma boa aposta, mas não foi isto que o torcedor celeste viu em campo. Souza veio displicente e não conseguiu conquistar seu espaço no time, não se pode dizer que não entrou com vontade nos jogos, algumas vezes chegou com vontade até demais, mas nada que fizesse lembrar o ótimo jogador do Grêmio que enfrentou o Cruzeiro na Libertadores 2009. Claramente o jogador não se identificou com o clube e como está emprestado pelo Fluminense, deveria ser devolvido para seguir seu caminho.

Não merece ficar para 2013.

ALISSON

O bom meia-armador chegou ao time celeste em 2007 e foi promovido ao grupo principal em 2012. Não teve nenhum jogo de destaque durante o brasileirão, pois somente estreiou na vitória contra o Fluminense no Engenhão. Mesmo assim, fiquem de olho neste talento. Este mineiro sabe jogar bola e pode render muito jogando ao lado de Montillo ou de Diego Souza, ou junto dos dois, dependendo da situação de jogo. Alisson é muito inteligente, meia clássico e se bem aproveitado por Marcelo Oliveira (que promete dar chances aos garotos da base) tem futebol e talento para assumir a camisa titular nos próximos anos.

Merece ficar para 2013.

MONTILLO

O argentino ídolo do torcedor celeste não fez uma temporada exemplar. Mas pra falar a verdade, nem Messi dava jeito no time 2012 do Cruzeiro. Falar de Montillo é chover no molhado, não é necessário falar, apenas sentar e assisti-lo jogar o mais puro futebol arte. Para os apaixonados por futebol, Montillo é poesia pura. Mas como o torcedor celeste é exigente, chegou até a pensar que o astro estava fazendo corpo mole pela não transferência no início do ano. Na verdade, seria difícil Montillo praticar um bom futebol sem um bom companheiro para dividir a responsabilidade de armação de jogadas e condução do time para o ataque. Hajavista que seu futebol caiu bastante após a saída do meia Roger, e melhorou muito após a chegada do atacante Martinuccio. Futebol o Pirata Azul tem demais e acredito que 2013 será o ano deste hermano. Montillo terá a oportunidade de conhecer o Gigante da Pampulha (Toca da Raposa III para os íntimos), a força da China Azul no estádio e o ressurgimento de um time guerreiro.

Como todo início de ano seu nome é cogitado em todos os times do Brasil e já foi vendido por pelo menos uns vinte jornais diferentes. Mas Gilvan de Pinho Tavares avisou que está mais cabeça dura este ano e que não quer vender o jogador; Alexandre Mattos também já disse que Montillo não está a venda. Aliás, o Cruzeiro ameaçou levar qualquer time que tente aliciar o jogador até a FIFA. Pelo jeito, o argentino fica na toca.

MERECE FICAR NO TIME, EM CAIXA ALTA.

TINGA

Paulo César Fonseca do Nascimento, mais conhecido como Tinga. Revelado pelo Grêmio em 1997 foi destaque em todos os times que jogou. Jogador dedicado e na gíria do futebol: raçudo. Aos 34 anos este gaúcho chegou ao Cruzeiro após ser campeão da Copa Sulamericana 2011 pelo Internacional (RS). Tinga não repetiu as atuações espetaculares que teve nos outros clubes que atuou, entretanto, após um começo desastroso mesclou bons, brilhantes e jogos irregulares. Acredito que tinga tem condições de ainda jogar em alto nível por dois ou três anos, dependendo exclusivamente da pré-temporada e do trabalho de reforço muscular que o departamento médico fizer com ele. Tinga já tem uma idade avançada e exige atenção especial, mas se o C.A.R.E. fizer um bom trabalho este jogador pode ser muito importante para o grupo e os títulos que virão.

Merece ficar para 2013.

ELBER

Elber é outra revelação do Clube. Aos vinte anos parece ter conquistado o coração do torcedor, mesmo tendo jogado pouco. Elber está no grupo principal desde 2011 e teve poucas oportunidades como titular, mesmo assim o moleque é atrevido. Elber tem como característica principal partir para a jogada de linha de fundo e preparar a bola para quem chega de frente ao gol, finalizar. Mas velocidade, toque rápido e chute preciso também são características deste alagoano, além disso, joga com emoção, ou você já esqueceu da sua fantástica comemoração no seu primeiro gol como profissional, na partida contra o Náutico, quando Elber tirou a camisa, reverenciou o manto celeste no chão e o beijou.

http://www.youtube.com/watch?v=jY-TDfpHCigk

Elber além de merecer ficar, tem que ter mais oportunidades neste time. Quando estão especulando jogadores como Everton Ribeiro ou Rafinha me pergunto: Será que este jogador já não está no time?

PERSPECTIVAS

A expectativa do torcedor é boa. Depois de dois anos conturbados o time celeste entra em 2013 com o caixa fortalecido. Sabe as famosas cotas de TV, pois então, o Cruzeiro não as adiantou (como de praxe no futebol brasileiro), além disso a possibilidade de rever contratos de patrocínio (ou a troca do Banco do Mensalão das Gerais pela CAIXA), somados ao retorno de nosso estádio serão determinantes para o ressurgimento do Gigante.

Antes mesmo de anunciar o técnico para a nova temporada (Marcelo Oliveira entra e Roth sai) o time anunciou a contratação do meia Diego Souza, Craque do Brasileirão 2009 e presente na seleção do campeonato em 2008, 2009 e 2011. Diego chega para apagar a fama de Bad Boy e jogador problema. Com um contrato de três anos, mostra que a filosofia da diretoria para o próximo ano é bem melhor que dos anos anteriores.

É isso aí Nação Azul, semana que vem volto com o capítulo IV falando sobre o ataque celeste,  espero o comentário de todos e conto com vocês na programação dos nossos canais, pelo twitter no @GDosGramados ou pelo www.facebook.com/guerreirodosgramados. Além disso, durante este período de férias teremos toda segunda-feira o Guerreiros em Debate da #RadioGDG, às 21hs (AO VIVO) e na semana da reapresentação voltamos também toda quinta-feira, às 23hs (AO VIVO).

E se você estiver pensando em comprar um presente de natal maneiro para aquela pessoa especial, ou um presente de Amigo Oculto, vá à Loja Guerreiro dos Gramados e ajude o Guerreiro e o Cruzeiro a se fortalecerem sempre.

Um abraço a todos e lembrem-se: Um filho Guerreiro não foge à luta.

 

ARTIGO RELACIONADO:

A Barca Celeste – Parte II – LATERAIS