92 anos de Cruzeiro e 4 anos de Guerreiro dos Gramados


O dia 02 de Janeiro é uma data especial para 8 milhões de pessoas. Neste dia, há exatos 92 anos, nascia a Società Sportiva Palestra Italia, um clube de imigrantes italianos em Belo Horizonte , mas que em pouco tempo ganharia espaço nos corações dos mais variados povos, sem renegar as suas origens.

Forçado a mudar de nome por ordem do governo federal, que proibiu qualquer manifestação artística, cultural e esportiva associada aos inimigos brasileiros durante à Segunda Guerra Mundial, dentre os quais se incluía a Itália, o Palestra Itália deu lugar ao Cruzeiro Esporte Clube no dia 07 de outubro de 1942. Identificado com um dos principais símbolos nacionais, o Cruzeiro do Sul, e com as cores do céu, nascia além também uma marca que ganharia a cada ano mais força e presença no contexto esportivo mundial.

Mundial sim, afinal apenas o Cruzeiro em Minas Gerais sabe o que é enfrentar um clube de outro continente em uma competição oficial. Bi-campeão da Libertadores (1976 e 1997), a Raposa, mascote surgido para cultuar a capacidade inventiva e de ludibriar e vencer seus rivais, ainda persegue a conquista do título mundial, mas ter enfrentado os alemães do Bayern de Munique e do Borussia Dortmund coloca o Cruzeiro como o clube do estado que mais perto esteve do topo do mundo, mesmo ainda não tendo cem anos.

Bater esquadrões e marcar o nome na história do esporte nacional e continental, aliás, se tornou a marca do Cruzeiro. O Santos de Pelé e Robinho em 1966 e 2003, o River Plate, base da Argentina campeã mundial dois anos depois, de 1976, o Grêmio copeiro de 1993, o Palmeiras/Parmalat de 1996, o São Paulo, repleto de pentacampões dois anos depois, de 2000 e tantos outros foram as vítimas do Cruzeiro em suas principais conquistas, sendo a maioria delas conquistada no Mineirão, estádio construído nos anos 60 e que, até hoje, só viu o time celeste levantar taças nacionais de primeiro nível entre os clubes do estado (série B não conta).

Incaível, o Cruzeiro, com suas 2 Libertadores, 2 Campeonatos Brasileiros, 4 Copas do Brasil, 2 Supercopas da Libertadores, 2 Sul-Minas, 1 Recopa Sul-Americana, 1 Copa Ouro, 1 Copa Master, 1 Copa Centro-Oeste, 2 Copas dos Campeões Mineiros e 37 estaduais (incluindo o Supercampeonato Mineiro de 2002) celebra hoje seus 92 anos. Otimista com o retorno ao Mineirão, a Raposa, inquestionavelmente a maior força do futebol de Minas Gerais e, ao lado de Grêmio e Internacional, uma das poucas capazes de fazer frente aos privilegiados clubes de São Paulo e Rio de Janeiro, prepara-se para mais conquistas, afinal vencer é a condição natural para um clube que, mesmo nascido após a maioria dos grandes do país, cresceu gigante e fez-se campeão e, principalmente, eterno.

Em respeito à esta história, há 4 anos surgia também o Guerreiro dos Gramados, um dos principais portais de cobertura do Maior Clube de Minas Gerais.

Comprometido com a informação e, principalmente, apaixonado pelo Cruzeiro como 8 milhões de torcedores, este portal nasceu e, assim como o clube, cresceu de forma assombrosa, graças, é claro, ao apoio constante da China Azul, tão acostumada a conferir grandiosidade a tudo que apoia, e hoje conta com expressivos 35 mil seguidores no Facebook, superando órgãos oficiais de notícias do estado, o que prova a credibilidade adquirida junto ao torcedor cruzeirense ao longo deste tempo.

Em 2013, assim como o clube, o GDG, como foi carinhosamente apelidado por aqueles que acompanham o nosso trabalho, também vem renovado e confiante em bons frutos para a Raposa. Diante disso guerreiro, você é o principal privilegiado! A Rádio, a Loja e a TV Guerreiro dos Gramados prometem muitas novidades na cobertura do principal aniversariante do dia e você seguirá se informando e, principalmente, construindo este projeto com a gente.

Feito de torcedor para torcedor, o Guerreiro dos Gramados parabeniza o Cruzeiro por mais um aniversário e festeja também mais um ano de vida! Para encerrar, e em clima de ano novo, desejamos um 2013 de muita saúde, paz e alegria a você guerreiro, e, é claro, de muitas conquistas em campo. É essa afinal, a marca do Cruzeiro Esporte Clube, a razão de existir do Guerreiro dos Gramados!