1 X 0: Pouco, mas suficiente


Salve nação celeste invicta em 2009! O placar apertado da partida contra o Tupi neste sábado engana e pode estimular algumas críticas contra o time. No entanto, qualquer cornetagem sobre a equipe do Cruzeiro na partida de ontem seria um exagero.

Diferente da partida da primeira fase, quando um apático Cruzeiro foi bastante ameaçado pelos contra-ataques da equipe de Juiz de Fora e o 0 a 0 até que ficou de bom tamanho, o jogo de ontem foi dominado completamente pelo Cruzeiro. Fábio praticamente não apareceu no jogo graças a uma sólida atuação da nossa defesa e um belo trabalho de desarme feito no meio de campo. Poderíamos então criticar o ataque, o que também seria injusto, principalmente se falássemos de Kléber, que ontem jogou de mais.

Foto: Divulgação/VipCommLendo o parágrafo acima muitos imaginariam que narro uma goleada histórica do Cruzeiro, como a que ocorreu na quarta-feira contra o Democrata. Mas não foi. Foi um apertado 1 a 0, fruto de uma retranca bem armada e das dificuldades de vencer uma defesa e um goleiro que realmente merecem estar entre as menos vazadas no campeonato. O gol do Marquinho Paraná (e ele merecia esse gol) ajuda o Cruzeiro para partida em Juiz de Fora e aumenta nossa vantagem no confronto, mas não resolve a disputa de uma vez, como esperavam o time e a torcida para já colocar a cabeça no confronto contra o Estudiantes, daqui a duas semanas, pela Libertadores.

Todavia, não acredito sequer que o Tupi fará dois gols contra o Cruzeiro no próximo jogo e nem que não sofrerá nenhum. Embora tenha uma boa defesa, a insistência do Cruzeiro em marcar ontem foi premiada e mostrou que água mole em pedra dura, tanto bate até que fura. Já o ataque do Tupi justifica seus péssimos números no campeonato (o pior entre os 8 que restaram) e não representou ameaça ao Cruzeiro. Em Juiz de Fora deverá ser mais incisivo, mas não o suficiente para reverter a vantagem. Se o Cruzeiro entrar sem soberba no jogo no Estádio Mário Helênio, a vaga deverá ser confirmada com uma nova vitória, já que a obrigação do Tupi de buscar dois gols impedirá que uma nova retranca seja armada, facilitando as coisas para o nosso ataque. E aí é seguir rumo as semi-finas, onde enfrentaremos Ituiutaba ou Democrata.